Conteúdo do Site Antigo

Abertas inscrições para o 1º Vestibular 2014 – aumento de vagas para Medicina é novidade

By DTI

September 30, 2013

Foram abertas nessa terça-feira (1º/10)  as inscrições para o 1º Processo Seletivo 2014 da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). De acordo com o edital, as inscrições podem ser feitas até 12 de novembro pelo portal eletrônico (www.cotec.unimontes.br) da Comissão Técnica de Concursos (Cotec). São oferecidas 1.168 vagas em 48 cursos, divididos nos grupos 1 e 2. A principal novidade do vestibular é o aumento do número de vagas no curso de Medicina. As provas serão no dia 08 de dezembro.

Os candidatos que pretendem concorrer pelo sistema de reserva de vagas devem fazer a pré-inscrição até o dia 11 de outubro, com a obrigatoriedade de apresentar os documentos que comprovam a inclusão nas seguintes categorias: afrodescendentes e egressos de escola pública (comprovadamente carentes), pessoas com deficiência e indígenas. A cada vestibular, 45% das vagas da Unimontes são oferecidas pelo sistema de reserva de vagas. 

Pelo grupo 1 serão preenchidas 608 vagas em 25 cursos e pelo grupo 2 outras 560 vagas em 23 cursos. As provas de  múltipla escolha e de redação (com o total de 230 pontos distribuídos) serão aplicadas no dia 8 de dezembro, nas cidades de Almenara, Belo Horizonte, Bocaiúva, Brasília de Minas, Espinosa Janaúba, Januária, Montes Claros, Paracatu, Pirapora, Salinas, São Francisco e Unaí.  No ato da inscrição, o candidato indicará em qual dessas cidades pretende realizar os testes.

Os inscritos aos cursos do grupo 1 farão as provas pela manhã (8 às 13 horas). Já os candidatos do grupo 2 serão submetidos aos testes no período da tarde (15 às 20 horas). Os candidatos ao curso de Artes/Música deverão realizar também os testes de conhecimentos e habilidades específicas, em Montes Claros.

AMPLIAÇÃO DE VAGAS DE MEDICINA – A Universidade Estadual de Montes Claros, por meio de proposta apresentada pela reitoria e aprovada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepex) ampliou a oferta de  vagas no curso de Medicina – de 56 para 80 vagas anuais. Serão preenchidas 40  vagas a cada semestre. Desta forma, no 1º Processo Seletivo 2014, haverá o preenchimento de 29 vagas no sistema  tradicional. Outras 11 vagas serão oferecidas pelo Programa de Avaliação Seriada para o Acesso ao Ensino Superior (PAES).

O pró-reitor de Ensino da Unimontes, professor João Felício Rodrigues Neto, destaca que o aumento de vagas no curso de Medicina atende a uma demanda nacional e também a uma reivindicação regional que existe há algum tempo.

“Para que a ampliação do número de vagas pudesse valer a partir do próximo processo seletivo, a Universidade desenvolveu todos os esforços, realizando os ajustes necessários para atender a solicitação da comunidade e garantir a manutenção da qualidade do nosso curso médico”, explica o pró-reitor.

Entre outras providências adotadas, a Unimontes investiu na criação de infraestrutura física e logística adequada para absorver o acrescimento de vagas no curso de Medicina. Além de investimentos na ampliação do espaço físico (laboratórios, salas de aula e salas de tutoria),  houve necessidade também de ajuste do projeto pedagógico e do aumento do corpo docente, tendo em vista que o curso é ministrado pelo modelo de Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP). A turma é dividida em subgrupos de sete alunos. Cada subgrupo recebe a tutoria de um professor.

CURSOS E VAGAS:

1º Processo Seletivo 2014 –  1.168 vagas distribuídas da seguinte forma:  

Grupo 1

ALMENARA: Letras/Português (25); BOCAIUVA: Química (25);BRASÍLIA DE MINAS: Pedagogia (25); ESPINOSA: Pedagogia (25); JANAÚBA: Agronomia  (20); JANUÁRIA: Letras/Português (25); MONTES CLAROS: Administração (25), Artes/Teatro (15), Artes/Música (18), Ciências Biológicas Licenciatura (25), Ciências Sociais (25), Ciências da Religião (25),  Direito noturno (20), Engenharia Civil (21), Educação Física licenciatura noturno (25), Filosofia (25), Geografia (25), Letras/Inglês (25), Medicina (29), Pedagogia vespertino (25), Sistemas de Informação (20) e Tecnologia em Gestão Pública (30). PARACATU: Tecnologia em Agronegócio (25); SíO FRANCISCO: História (25); e UNAÍ: Letras/Português (25).

Grupo 2   

BOCAIUVA: Física (25); BRASÍLIA DE MINAS: Administração (25); ESPINOSA: Letras/Português (25); JANAÚBA: Zootecnia (20);JANUÁRIA: Educação Física (25) e Letras/Inglês (25); MONTES CLAROS: Artes Visuais (15), Ciências Biológicas bacharelado (28), Ciências Contábeis (25), Ciências Econômicas (25), Direito matutino (20), Educação Física bacharelado (25), Educação Física Licenciatura diurno (25), Enfermagem (20), Engenharia de Sistemas (20), História (25), Letras/Português (25), Matemática (25), Odontologia (17) e  Serviço Social (25); PARACATU: Pedagogia (25); PIRAPORA: Geografia (11); SALINAS: Ciências Contábeis (25); e SíO FRANCISCO: Matemática (25).