Conteúdo do Site Antigo

Abertas inscrições para Mestrado em Modelagem Computacional da Unimontes

By DTI

June 18, 2014

Fomentar a qualificação profissional e o desenvolvimento de novas técnicas e processos para a solução dos problemas computacionais e de engenharia que surgem no trabalho com sistemas complexos. Esta é a proposta do mestrado profissional em Modelagem Computacional e Sistemas, que a Universidade Estadual de Montes Claros passa a oferecer a partir deste ano. As inscrições para o curso estão abertas e poderão ser feitas até 27 de junho.

Serão preenchidas 12 vagas em duas linhas de pesquisa: “Inteligência Computacional, Otimização e suas Aplicações” e “Computação Científica e Modelagem de Sistemas”. O programa é aberto a profissionais formados e graduandos nas diversas áreas do conhecimento, preferencialmente, das Ciências Exatas. Quem ainda estiver na condição de acadêmico deverá concluir o curso até 11 de julho próximo.

Confira o edital

As inscrições podem ser feitas diretamente na secretaria do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Modelagem Computacional e Sistemas: sala 106 do prédio 3, no Campus Universitário, de 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas. A documentação também poderá ser enviada pelos Correios.

CURSO INOVADOR

O coordenador do programa do mestrado em Modelagem Computacional e Sistemas, professor Alberto Alexandre Assis Miranda, explica que o curso Stricto sensu profissional será inovador nas regiões onde atua a Unimontes, com o objetivo de capacitar pessoal para empresas de base tecnológica e também para atuar na docência superior.

“Este mestrado na Universidade Estadual de Montes Claros será imprescindível para consolidar sua integração com as indústrias e empresas de base tecnológica existentes na região”, observa o coordenador. Ele ressalta também que “a qualificação de recursos humanos dará subsídios para o desenvolvimento de atividades científicas direcionadas ao desenvolvimento de produtos e processos inovadores”, disse.

O professor ainda concluiu: “a geração de conhecimento científico no mestrado contribuirá com a geração de novas empresas de cunho tecnológico e com o desenvolvimento sócio econômico regional”.

Outra meta do curso é contribuir com diminuição das desigualdades estaduais e assimetrias das áreas de conhecimento. “Apesar de estar no Sudeste Brasileiro, o norte de Minas possui número insuficiente de cursos de pós-graduação nestas áreas”, explica. A proposta também visa oferecer uma contribuição com a mudança de paradigma da sociedade em relação aos temas inovação e proteção da propriedade intelectual de produtos desenvolvidos na universidade e na região.

Na proposta de implantação do curso é destacado que “a Modelagem computacional e Sistemas é uma área de conhecimento multidisciplinar que trata da aplicação de modelos matemáticos e técnicas da computação à análise, compreensão e estudo da fenomenologia de problemas complexos em áreas tão abrangentes quanto as engenharias, ciências exatas, biológicas, humanas, econômicas e ambientais”.