Conteúdo do Site Antigo

“A gosto da Unimontes” com intensa programação neste sábado e domingo

By DTI

August 19, 2011

Além desta sexta-feira (19), a comunidade de Montes Claros terá sábado (20) e domingo (21) para prestigiar o projeto “A Gosto da Unimontes”, realizado no antigo Casarão da Fafil desde o último dia 15, simultâneo às tradicionais Festas de Agosto do município. O evento tem como objetivo ampliar os espaços artístico-cultural e literário da Universidade Estadual de Montes Claros no resgate à cultura local e regional.

Além de exposições permanentes como de fotos antigas da universidade, pinturas, esculturas, artesanatos, figurinos do Grupo Parafolclórico Saruê e mostra de livros da Editora Unimontes, diariamente, acontecem as oficinas culturais, palestras, apresentação de vídeos e musicais.

PÚBLICO

Até o final da manhã desta sexta-feira, mais de 4 mil pessoas haviam visitado o local, entre representantes da comunidade e estudantes das escolas públicas e privadas. Outras 180 pessoas acompanham as oficinas “Corpo para a cena”, “Confecção de Cabideiro de Pátina”, “A Máscara e o Ator”, “Catrumano” e “Aquarela com Café”, além das palestras “Harmonia Funcional”, “História de Montes Claros” e “Mostra de Vídeos Arte na Escola”. As atividades do dia serão concluídas com apresentações musicais “Aviando Alegria” e “Seresta Idade da Prata”.

PROGRAMAÇÃO – No sábado (20), além das exposições permanentes no Casarão da Fafil, será realizada a palestra “Educação Patrimonial: o papel dos museus e os desafios do Arte/Educador”, pela professora Roberta Cangussu, e a Mostra de Vídeos – “Artistas Brasileiros”. Haverá, ainda, apresentação da “Camerata de Violões”, às 10 horas, e apresentação dos “Acadêmicos do Samba”, às 20 horas.

As atividades do projeto serão encerradas domingo (21), com o Casarão da Fafil sendo aberto à visitação pública para as exposições permanentes. Haverá também a palestra “Atividades de Pesquisa, Ensino e Extensão desenvolvidas pelo Nuhicre”, pelos professores Denílson Meireles Barbosa e Carla Cristina Barbosa. Os trabalhos serão encerrados com duas apresentações musicais: às 18 horas, “Grupo de Dança Compassos”; às 20 horas: “Grupo Acadêmicos do Samba”.

MOSTRA NIVALDO MACIEL

Uma das atrações do projeto é a exposição do acervo de Nivaldo Maciel (1920-2009), elaborado a partir de uma pesquisa de professores e acadêmicos da Unimontes sobre a “Herança Artístico-Cultural” do seresteiro, historiador, ex-vereador e líder rural em Montes Claros. Constam na mostra painéis, objetos pessoais, fotografias da carreira política e de apresentações do grupo de serestas João Chaves, além de documentos oficiais.

Uma de suas últimas apresentações públicas como “cantador” aconteceu em 6 de abril de 2009, na solenidade oficial de 50 anos de criação da Sudene, com as presenças do presidente à época Luís Inácio Lula da Silva, do vice-presidente José Alencar, de quem era amigo, e do ex-governador Aécio Neves.

“Emocionante em todos os sentidos o resgate das lembranças e da contribuição de meu pai para a história de Montes Claros”, salientou Hamilton Maciel, que esteve acompanhando a abertura dos trabalhos ao lado do irmão José Carlos e da sobrinha Raiana Maciel como representantes da família. Nivaldo faleceu no dia 13 de agosto de 2009, aos 89 anos.

Uma de suas histórias data de 1969, quando em versos, durante apresentação no Palácio do Planalto (Brasília/DF), Nivaldo Maciel solicitou ao então presidente da República Artur da Costa e Silva a pavimentação da BR-135 no trecho entre Curvelo e Montes Claros. O fato é narrado pelos integrantes do grupo de seresta criado pelo pesquisador e folclorista Hermes de Paula. O pedido foi atendido pelo Governo Federal e, em 1972, na inauguração do asfalto, o então ministro dos transportes Mário Andreazza teve Nivaldo Maciel como convidado especial.