Conteúdo do Site Antigo

50 anos: Unimontes tem papel preponderante na transformação do Vale do Jequitinhonha

By DTI

July 02, 2012

“A Universidade Estadual de Montes Claros, além da difusão do saber nos cursos em todas as áreas do conhecimento, também promove a fixação da mão de obra qualificada em nossa região, o que contribui para a vitalidade sociocultural das cidades do Vale do Jequitinhonha”. A afirmação foi feita pela prefeita de Almenara, Fabiany Ferraz Gil Figueiredo, durante a solenidade comemorativa aos 50 anos de existência da instituição e de implantação do ensino superior do Norte de Minas. A cerimônia foi realizada no plenário da Câmara Municipal, na quinta-feira (28/06), à noite, sob a presidência do reitor João dos Reis Canela.

Participaram também da solenidade a vice-reitora Maria Ivete Soares de Almeida, o vice-prefeito de Almenara Wilmar Guimarães de Matos e a superintendente regional de Ensino, professora Dicíola das Graças Moraes. Ainda na oportunidade, o Legislativo prestou homenagem à Unimontes com a entrega do “Troféu Vereador Joaquim Gobira – de Compromisso, Ética e Social” – feita pelo presidente daquela Casa, Reinaldo Souza Rocha. Ele destacou a Universidade “como uma das grandes conquistas para a população” daquele município.

CONFIRA A GALERIA DE FOTOS

A prefeita Fabiany Figueiredo ressaltou ainda “que os cursos ministrados pela Unimontes, tanto os regulares como os de educação a distância, formam profissionais capazes de contribuir para a transformação da realidade social e econômica do município e de sua área de influência”. Frisou ainda que, “somente através da educação é que mudaremos o País” e enfatizou: “a Unimontes vem contribuindo para alicerçar em Almenara um Vale do Jequitinhonha ainda mais inovador”.

O reitor João dos Reis Canela destacou a importância da marca alcançada pela Unimontes ao completar seu cinquentenário e comparou a história da Universidade com a do próprio rio Jequitinhonha, que atravessa vários municípios da região, inclusive a área urbana de Almenara. “Apesar das adversidades, o rio Jequitinhonha permanece com vigor, fortaleza e altivez e dá a sua contribuição para o desenvolvimento regional, assim como tem sido o dia a dia da Unimontes nesses seus 50 anos de existência”. E concluiu: “A Unimontes se compromete a ampliar suas ações em Almenara e em todo o Vale do Jequitinhonha”, destacando o empenho das lideranças regionais e do governador Antonio Anastasia e equipe para com o engrandecimento da Universidade.

AS FESTIVIDADES

Na mesma solenidade houve o lançamento do selo personalizado pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, que reproduz as fotos das montanhas de Minas e do prédio do campus da Unimontes em Almenara. As atividades foram coordenadas pela gerente da agência naquele município, Brites dos Santos, com a participação das autoridades locais.

Na sequência, a Unimontes prestou homenagens aos seus colaboradores com a entrega dos certificados de reconhecimento à prefeita Fabiany Figueiredo e à Câmara Municipal – representada pelo presidente Reinaldo Souza Rocha.

Houve, ainda, apresentação musical do Núcleo de Ópera de Unimontes, com a participação da professora Maristela Cardoso e do barítono Roberto Mont´Sá. O acompanhamento musical foi feito pelo pianista André Marques Dutra.

UNIRMONTES

As atividades em Almenara alusivas ao cinquentenário da Unimontes tiveram início pela manhã, na Praça Doutor Hélio Rocha Guimarães, com a realização do projeto de extensão “UnirMontes”. Reuniram 80 acadêmicos, sendo 16 do campus-sede e os demais do próprio campus de Almenara em ações como testes de glicemia, aferição de pressão arterial, medição de massa corpórea, oficinas pedagógicas e jogos infantis. Foram atendidos estudantes de 15 escolas públicas, além de pessoas da comunidade. Também foram entregues aos estudantes kits odontológicos doados pelo Conselho Regional de Odontologia de Minas Gerais (CRO-MG).

À noite, após a solenidade na Câmara Municipal, foi realizado no mesmo local o 1º Arraial Universitário, com a participação dos alunos dos cursos regulares e de educação a distância. O acompanhamento musical esteve a cargo da Banda Xamego, além de apresentação da cantora Talita Gomes.