Ao lado da comunidade de Janaúba

Conteúdo do Site Antigo

50 anos: Unimontes recebe homenagem e promove ações de cidadania à comunidade de Janaúba

By DTI

March 20, 2012

Na próxima sexta-feira (23/03), a gestão superior da Universidade Estadual de Montes Claros estará no campus de Janaúba (Norte de Minas), onde serão realizadas diversas atividades relativas às festividades dos 50 anos de criação da instituição. Também acontecerá uma reunião gerencial itinerante, o projeto “Ação e Cidadania” de atendimento à comunidade e eventos alusivos à comemoração dos 10 anos de criação do curso de Zootecnia. Outro destaque será a sessão solene da Câmara Municipal de Janaúba em homenagem à Unimontes.

Funcionam no Campus de Janaúba os cursos de Agronomia, Pedagogia e Zootecnia, totalizando 524 estudantes regularmente matriculados. Ali também são ministrados os mestrados em Ciências Agrárias (Produção Vegetal no Semiárido) e Zootecnia, que juntos contam com 81 alunos regularmente matriculados.

REUNIíO GERENCIAL – Às 10 horas, será realizada a reunião gerencial itinerante no campus, com a participação do reitor João dos Reis Canela, da vice-reitora Maria Ivete Soares de Almeida, dos pró-reitores e dos demais integrantes da gestão superior. “Este é um momento de aproximação da gestão superior da universidade com os nossos campi. Estamos iniciando a ação itinerante por Janaúba, pois, trata-se de uma unidade de excelência, com um trabalho já destacado na graduação – atividade fim e precípua da Unimontes –, e também com ação expressiva na pós-graduação, com a pesquisa muito bem consolidada em várias linhas”, destaca o professor João Canela.

Ele ressalta que, além da maior aproximação com a comunidade do campus de Janaúba, a reunião será de fundamental importância para o planejamento de ações futuras da instituição. “A descentralização gerencial será importante para que, de forma consensual, estejamos próximos da comunidade acadêmica e possamos estabelecer objetivos e dar continuidade às metas daquele campus e, portanto, da nossa universidade”, afirma João Canela.

Às 14 horas, também no campus, será iniciada a solenidade comemorativa aos 10 anos de criação do curso de Zootecnia. No mesmo local, será exibida a exposição de fotografias “O Trem da História”. Além de material sobre os 50 anos da Unimontes, terá como destaque fotos sobre os acontecimentos marcantes da implantação daquele campus. Às 19 horas, a Câmara Municipal de Janaúba realizará sessão solene em comemoração ao cinqüentenário da universidade.

AÇÃO E CIDADANIA

Durante as comemorações dos 50 anos da Unimontes e dos 10 anos do curso de Zootecnia em Janaúba, a comunidade será contemplada com uma série de atividades voluntárias, dentro do Projeto “Ação e Cidadania”, coordenado pela Pró-Reitoria de Extensão. Inspirada no trabalho bem sucedido do projeto “Unimontes Solidária”, a iniciativa oferecerá atendimentos nas áreas de saúde, como testes de glicemia, medidas de pressão e de massa corpórea, apresentação de experimentos, jogos, gincana, cama elástica e outras brincadeiras infantis, além de consultas junto aos acadêmicos e professores do Serviço de Assistência Jurídica Itinerante (SAJ-Itinerante). Também está previsto show musical com Samir Ribeiro e Joice Fróes.

As atividades vão acontecer na Praça do Triângulo, no bairro Padre Eustáquio, em dois horários: das 9 às 12 horas e das 14 às 19h30. Conforme o coordenador de Apoio ao Estudante da Unimontes, Gilson José Fróes, o projeto envolverá 40 alunos dos cursos de Agronomia, Direito, Educação Física, Geografia, Letras/Português, Odontologia, Pedagogia, Serviço Social e Zootecnia.