Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes

50 anos da Unimontes: comemoração movimentará Campus de Januária nesta segunda-feira

Campus de Januária sedia comemorações dos cinquenta anos da Unimontes (Arquivo/ Ascom)

Diversas atividades serão desenvolvidas nesta segunda-feira (23/04), no campus da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) em Januária (Norte de Minas) relativas às comemorações dos 50 anos de criação da instituição. Em destaque, além de ações extensionistas para a população local, a homenagem a ser prestada pela Câmara de Vereadores do município, em sessão solene, às 19h30.

O reitor João dos Reis Canela destaca a importância da homenagem a ser conferida pelo Legislativo Municipal em reconhecimento ao trabalho desenvolvido pela Universidade. “A Unimontes tem participado efetivamente da melhoria das condições de vida do povo de Januária não só através de seus cursos de graduação, mas também por intermédio de seus diversos projetos de extensão que visam atender aos anseios da comunidade”, avalia João Canela.

Após a sessão solene, haverá o lançamento do selo comemorativo à data pelos Correios. Também será realizado o “Chá Poético Minas em Abril”, com a participação de professores e acadêmicos. O evento constará da apresentação de números musicais e poesias, no pátio interno do prédio da unidade.

“Professores e alunos querem também marcar a sua homenagem à Unimontes nesta data tão importante”, ressalta a professora Ros`elles Magalhães Felício, coordenadora do campus januarense.

ATENDIMENTO À POPULAÇÃO

Ainda durante as comemorações do cinquentenário da universidade será realizado no município o projeto “Unir-Montes”, com atendimento gratuito à população em ações de saúde, direito, cidadania, cultura, lazer, assistência social e meio ambiente. O trabalho segue o formato do projeto “Unimontes Solidária” com o atendimento de demandas às comunidades regionais em ações extensionistas organizadas por acadêmicos voluntários dos diversos cursos de graduação.

Serão feitos testes de glicemia, aferição de pressão e medição de massa corpórea, jogos, gincanas, cama elástica e outras brincadeiras infantis. Além disso, os moradores vão receber atendimento sobre a reivindicação dos seus direitos e o orientação sobre ações judiciais, através da atuação aos acadêmicos e professores do Serviço de Assistência Jurídica Itinerante (SAJ/Itinerante). Também está previsto show musical com Talita Gomes e Marcelo Henrique.

As atividades do “Unir-Montes” ocorrerão na Escola Estadual Pio XII, na Praça Santa Cruz, das 8h30 às 17 horas. As ações serão supervisionadas pela Coordenadoria de Apoio ao Estudante, da Pró-Reitoria de Extensão, envolvendo 40 alunos dos cursos de Ciências Econômicas, Direito, Educação Física, Enfermagem, Geografia, Letras/Espanhol, Letras/Português, Medicina, Odontologia, Pedagogia e Serviço Social.