A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) vive um momento especial em 2012 com a comemoração de 50 anos de ensino superior público no Norte de Minas, pois a instituição é resultante da transformação da antiga Fundação Norte Mineira de Ensino Superior (FUNM), criada em 24 de maio de 1962. O cinquentenário será comemorado com uma programação de eventos, coordenada por uma comissão organizadora presidida pela vice-reitora Maria Ivete Soares de Almeida e com a participação de toda comunidade universitária.
Aberta oficialmente nesta sexta-feira (6/01), com a celebração de culto ecumênico no campus-sede e coletiva com a imprensa, pela manhã, a programação prosseguirá até dezembro, com diversas atividades nas áreas do ensino, pesquisa, extensão e da prestação de serviços, que visam contar a história do ensino superior público na região Macro Norte de Minas Gerais. Os eventos também objetivam mostrar os resultados alcançados pela Unimontes ao longo de sua história, destacando a trajetória de sucesso e a contribuição para o desenvolvimento regional.
SELO OFICIAL
Para abertura oficial das festividades, às 19h30, foi programado o lançamento pelos Correios do selo comemorativo dos 50 anos da Unimontes, seguido de concerto especial, na Biblioteca Central Professor Antônio Jorge. Ainda em janeiro, exposição itinerante “O Trem da História” e a segunda edição do Expresso Solidário Minas-Piauí, com a visita de acadêmicos da Unimontes no estado do Nordeste.
Ao longo do ano, no campus-sede e nos municípios onde a Universidade possui campi, serão organizados outros eventos como apresentações artísticas e culturais, lançamento de edições especiais de livros e revistas alusivos ao Jubileu de Ouro da universidade, produzidos pelos diversos departamentos acadêmicos. Haverá sessão especial de homenagens aos benfeitores da instituição, mostras científicas e o lançamento de novos programas como o UnirMontes, ComuniArte, Ação & Cidadania, Chá Poético, “Seminário sobre Escritores Mineiros Regionais” e o Projeto “Unimontes em Prosa e Verso”, dentre outros.
Além disso, serão reeditados diversos projetos sociais e culturais: “A Gosto da Unimontes” – que será realizado por ocasião das tradicionais “Festas de Agosto” –, Unimontes Solidária, SAJ Itinerante e Estações Musicais.
HOMENAGENS
Ao longo do ano, haverá uma série de sessões de homenagens à Unimontes nos municípios onde estão instalados os campi avançados no Norte de Minas, Noroeste e Vale do Jequitinhonha. A iniciativa é das respectivas Câmaras de Vereadores. O primeiro evento acontecerá em fevereiro, em Bocaiúva.
A vice-reitora Maria Ivete Soares de Almeida preside a comissão organizadora das comemorações pelo cinquentenário da Unimontes. Ela explica que a proposta da Universidade Estadual de Montes Claros é de que a data seja comemorada com o envolvimento de todos os professores, servidores técnico-administrativos e alunos e também das pessoas da comunidade. “O nosso objetivo é ter uma comemoração compartilhada com a comunidade, de forma que a própria comunidade tenha a dimensão da sua co-responsabilidade com toda história da instituição, cujo trabalho é voltado essencialmente para o crescimento da sociedade”, assegura.
Por sua vez, o reitor João dos Reis Canela ressalta que o objetivo é que as festividades do cinquentenário possam contar com a franca participação de todos aqueles que, de alguma forma, participaram do crescimento da universidade ao longo de sua história. Além disso, levar à comunidade toda a produção acadêmica no âmbito da instituição.
“Temos uma herança importante e pioneira da antiga Fundação Norte Mineira de Ensino Superior que, com suas lideranças, competências e desafios, nos deu o aporte necessário para que hoje pudéssemos ter uma universidade pública em pleno desenvolvimento”, observa.
Para acesso ao calendário completo de eventos: clique aqui (PDF / Tamanho: 1.95 MB)