Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes

O reitor da Unimontes, Wagner de Paulo Santiago, comemora mais essa conquista

Unimontes conquista doutorado em Geografia

A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) obteve a aprovação do Doutorado em Geografia pela CAPES, uma realização marcante para a instituição e a região. O curso será o único disponível no norte e noroeste do estado, além dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. O reitor, Wagner de Paulo Santiago, ressalta que esta é mais uma conquista importante da instituição, que tem ampliado a oferta de cursos de graduação e pós graduação.

O coordenador do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO), Luiz Andrei Gonçalves Pereira, destaca a importância dessa conquista. “Essa aprovação consolida o curso de Geografia, fortalecendo a pesquisa e permitindo a qualificação dos professores,” afirma.

Com apenas dez programas de pós-graduação em Geografia em Minas Gerais, a Unimontes se destaca ao oferecer essa oportunidade na região. “A qualificação dos profissionais abre um leque maior de possibilidades de trabalho no setor privado, público e na pesquisa,” ressalta Luiz Andrei.

A expansão da oferta de cursos de mestrado e doutorado no interior do país é crucial. “Até os anos 2000, muitos precisavam sair da região para cidades maiores ou até outros estados e países. Agora, essa é uma oportunidade que se abre para a população local,” celebra o coordenador.

A próxima etapa é aguardar a homologação do programa pela CAPES e seguir com os encaminhamentos para o lançamento do cronograma.

Comemoração e Futuro

Há dez anos, a Unimontes aprovava o mestrado em Geografia, formando 105 novos mestres na área. Com o doutorado, a universidade dá mais um passo significativo para fortalecer a educação e a pesquisa na região.

Com a missão de proporcionar educação de qualidade e acesso ao conhecimento, a Unimontes continua a expandir suas fronteiras acadêmicas, beneficiando toda a comunidade.

Fonte de Oportunidades

O novo doutorado em Geografia da Unimontes promete ser um marco no desenvolvimento acadêmico e profissional da região, contribuindo para a pesquisa e a formação de novos especialistas em Geografia.