Começa terça-feira (02/05) e prosseguirá até domingo (07/05), no Centro Cultural Hermes de Paula, o 2º FLAM – Festival Literário do Autor Montes-clarense. O evento é uma iniciativa da Academia Montes-clarense de Letras e da Academia Feminina de Letras de Montes Claros com apoio da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes).
A participação da Universidade no Festival se dará por meio da Editora Unimontes e do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras/Estudos Literários (PPGL/EL), além dos seus professores e acadêmicos
Durante o 2º FLAM serão expostos para a venda 13 livros de autores regionais, lançados pela Editora Unimontes, que, na quinta-feira (04/05) à noite, dentro da programação, promoverá uma mesa-redonda sobre o processo de publicação de livros.
A professora Ana Elisa Ribeiro, do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), vai proferir a palestra sobre o tema “Livros: inventar, editar e ler”. A mediadora será a diretora da Editora Uimontes, professora Maria Clara Maciel.
“A participação da Unimontes no FLAM, por meio do PPGL e da Editora da universidade, ajuda a consolidar e a fortalecer um evento que valoriza o livro, o autor e a leitura, favorecendo a cultura e difusão de conhecimento”, desta a professora Maria Clara Maciel.
Também na noite de quinta-feira, às 19h30min, dentro da programação do 2º FLAM, serão lançados livros de dois autores que são docentes da Unimontes – da área de Letras: , “Pequeno dicionário das palavras (des) ditosas”, da professora Ivana Ferrante Rebello; e “Asfalto coberto de terra”, do professor Geraldo Cáffaro.
A escritora Mara Narciso, uma das organizadoras do FLAM, destaca que os lançamentos de livros representam um dos pontos altos do evento. Ao todo serão lançados 14 livros, entre os quais “Gira, Girassol”, da própria Mara Narciso; e “Poemas nada blesé”, de Mara Parrela, escritora nascida em Montes Claros e radicada na Holanda.
A escritora Mara Narciso enaltece a participação da editora da universidade no evento. “ A Editora Unimontes muito acrescenta ao evento porque, além de contribuir na organização e apoio, também promoverá uma Oficina Literária com dicas sobre como fazer e o que fazer após ter o livro impresso nas mãos, um momento problemático para quem produz livros”, avalia.
A pró-reitora de Ensino da Unimontes, professora Ivana Ferrante Rebello, destaca a contribuição da universidade ao Festival do Autor Montes-Clarense. Ela lembra que, desde a sua primeira edição, o FLAM contou com a adesão de professores e acadêmicos da instituição, sobretudo, em oficinas, lançamentos e exposições de livros. Neste ano, a participação da universidade foi reforçado por meio da Editora Unimontes.
“Não podemos nos esquecer do protagonismo da Unimontes no setor educacional. Considero que uma de suas vocações é fomentar os diversos campos de cultura, pois possui cursos de Letras, Artes e Teatro. Além disso, é difusora de avanços no campo científico e tecnológico, por meio de livros e de revistas especializadas”, salienta Ivana Ferrante Rebello. Ela também é presidente da Academia Montes-clarense de Letras, responsável pela organização do festival.
“Para os autores , participar do FLAM é uma oportunidade de promover seus livros, conversar com o público e trocar ideias com editoras e outros escritores”, comenta Ivana Rebello, que lança no festiva sua sétima obra literária: “Pequeno Dicionário das palavras (des)ditosas”.
“Neste livro, coloco em evidência meu amor pela língua portuguesa e pelas belíssimas oportunidades que ela nos oferece no campo da escrita. Palavras ditosas e desditosas são explicadas por mim, por meio da poesia, da etimologia e de uma irônica abordagem”, relata.
Oficinas Literárias do FLAM
Durante o 2º FLAM (Festival Literário do Autor Montes-Clarense), a coordenação do Programa de Pós-Graduação em Letras/Estudos Literários-(PPGL/EL) promoverá três oficinas. As atividades contam com o apoio do Departamento de Comunicação e Letras e da Pró-Reitoria de Ensino.
1ª Oficina: “(Des) Propósitos Literários: do processo criativo à pós publicação”
Dia: quarta-feira (03/04), de 14 às 16h30m.A oficina será ministrada pela professora Flávia Côrtes, escritora, roteirista e doutoranda em Teoria Literária e Literatura Comparada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro-UERJ e vice-presidente da Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil-AEILIJ. A oficina será transmitida pelo Canal Agenciamentos Contemporâneos (do Grupo de Pesquisa em Filosofia, Ciências Humanas e Outros Sistemas de Pensamento – PROFFILOSOFIA, Unimontes) e terá como mediadora a professora Ilca Vieira de Oliveira (PPGL/EL). Será abordada a trajetória do livro infantil sob a ótica da autora, desde sua criação até a chegada às mãos dos leitores, incluindo visitas escolares e participações em feiras. Contemplará, ainda, o debate sobre o processo criativo, as intenções literárias e as demandas do mercado editorial.
2ª Oficina: “O Tempo Tece Memórias”
Dia: quinta-feira (04/05), de 17 às 19 hs.Serão ofertadas 40 vagas para estudantes da graduação e da pós-graduação em Letras e em Pedagogia, professores da educação básica e demais interessados. A oficina será ministrada por quatro professoras: Elisângela Mesquita Silva, Noêmia Coutinho Pereira Lopes, Éllen Cássia Esteves Costa Santa Rosa (que egressas do PPGL/EL) e Rita de Cássia Silva Dionísio Santos (coordenadora adjunta do programa de pós-graduação da Unimontes).
As atividades serão desenvolvidas em duas salas do Centro Cultural Hermes de Paula (cada sala com no máximo 20 participantes). Será abordado sobre como pessoas, lugares, animais, objetos, narrativas e sensações contribuem para nos tornarmos o que somos, além de textos teóricos que versam sobre a leitura, a formação do leitor e o letramento literário (materiais que serão encaminhados aos inscritos com antecedência). Serão apresentadas narrativas de escritores e escritoras diversas, entre as quais encontram-se livros de membros das Academias de Letras de Montes Claros.
3ª oficina: Introdução à escrita de roteiros
Dia: sexta-feira (05/05), das 17 às 19 horas.Esta oficina tratará de elementos da narrativa; partes constitutivas do roteiro de cinema de curta e longa metragem; técnicas de escrita do roteiro original ou adaptado de texto literário. A atividade será coordenada pela professora Andrea Martins, doutora em Estudos de Linguagem. A escritora, roteirista, cineasta e professora de literatura na Unimontes atualmente, também é a coordenadora adjunta do PPGL/EL/Unimontes
Serviço
Livros da Editora Unimontes no 2º FLAM:
- “Enquanto a imagem não sai do ar”, Edes Barbosa
- “Mineiros e baianeiros: a configuração do englobamento, da exclusão e do entre-lugar em Minas Gerais“, Joao Batista de Almeida Costa;
- “Leitura: um jogo de estratégias (meta) cognitiva” , Maria Clara Maciel Araújo Ribeiro e Vanuza Maria Pacheco Cavalcante;
- “O Anel que tu me destes Grande Sertão: veredas – a história de amor que virou livro“, Ivana Ferrante Rebello;
- “Casos clínicos em neurologia: da teoria à prática“. organização: Ana Paula Alkminin, Marcelo José Magalhães e César Felipe Gusmão Santiago.
- “Medicina de família: abordagem prática“, organização: Thatyanne Ckrystiann e Leandro Dias Godoy;
- “Eu sou o Cerrado/Eu sou o Rio São Francisco”, Ivo das Chagas;
- “Híbrido e Mutantes”, Bruno Lucas Saliba de Paula;
- “Expressando a Sexualidade na Escola”, Janine Cinara Silveira Alves;
- “Tempos de Bonança“, Renata de Melo Ferreira Lopes;
- “Desafios do Direito no século XXI“, organização: Ana Lúcia Ribeiro Mol, Rita Edite Lopes Borges, Wilson Medeiros Pereira;
- “Exploração Capitalista e Desigualdades de Renda“, Luiz Antônio Macedo.