Abertura do Fórum de Engenharia da Unimontes (fotos: Andrey Librelon)

Conteúdo do Site Antigo

1º Fórum das Engenharias: anunciada proposta para o Centro Tecnológico da Unimontes

By DTI

May 23, 2013

O campus-sede da Universidade Estadual de Montes Claros receberá, em breve, um Centro Tecnológico, que concentrará os laboratórios vinculados aos cursos de Engenharia. A notícia foi anunciada pelo reitor João dos Reis Canela, durante a solenidade de abertura do 1º Fórum das Engenharias: “O Norte no Desenvolvimento de Minas”, realizada na tarde desta quarta-feira (22/05), no auditório do prédio 6. Para a garantia do projeto, ele ressaltou o empenho do Governo de Minas e dos deputados estaduais para concretizar a iniciativa.

Foi destacado o trabalho iniciado pela Universidade para efetivar a criação dos departamentos de Engenharia e de Serviço Social. Para isso, será necessária a apresentação de uma minuta de projeto de lei a ser encaminhado pelo Executivo Estadual à Assembleia Legislativa, para alterar a Lei 11.517/1994, que reorganiza a estrutura funcional da Unimontes.

“As mudanças são pertinentes, pois, a cada momento, presenciamos o dinamismo do conhecimento”, reiterou o reitor João Canela na abertura dos trabalhos. Ele fez um breve relato sobre o comprometimento de professores e da gestão superior para a implantação do curso de Engenharia Civil. “Foi uma luta árdua, mas com resultados altamente positivos”, disse, reiterando como, de suma importância, “o interesse dos acadêmicos em gerir a informação”, uma vez que são os alunos os organizadores do 1º Fórum das Engenharias.

“Mais profissionais”

O vice-presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (CREA-MG), Adriano Garcia de Souza,  prestigiou a solenidade e destacou a necessidade iminente na formação de profissionais qualificados. “Cumprimento a Unimontes pelo brilhantismo e ousadia na realização deste evento, ao garantir a qualidade na formação acadêmica”, disse. Segundo ele, o Brasil apresenta uma defasagem de 30 anos na demanda por engenheiros. “O curioso é que em 80% do PIB do País há ações do profissional de tecnologia vinculada às engenharias”, observou.

Análise acadêmica

Laura Thebit de Almeida é acadêmica do 7º período do curso de Engenharia Agrícola, do Instituto de Ciências Agrárias da UFMG, em Montes Claros, e destaca a “visão acadêmica” do fórum. “Não somos apenas ouvintes. O evento propõe a aproximação do aluno com os profissionais, com os projetos de desenvolvimento do Norte de Minas, instituições e com o mercado de trabalho”, analisou.

Presidente do Centro Acadêmico do curso de Engenharia Civil, Lucas Moreira, considera o evento uma contribuição dos universitários para a consolidação do Norte de Minas como polo educacional. “Acreditamos que o Fórum seja importante para mobilizar pessoas e instituições para promover o capital humano e corrigir as desigualdades históricas do Norte de Minas”.

A programação do 1º Fórum das Engenharias: “O Norte no Desenvolvimento de Minas” prossegue até a sexta-feira (24/05), com palestras, mesas redondas e visitas técnicas sobre temas como barragens, produção em série, biodiesel, logística, resíduos urbanos, estabilização de áreas degradadas, mineração e gestão de projetos.