Instituição mostra avanços na pesquisa, ensino e internacionalização

Os avanços alcançados pela Unimontes em pesquisa, ensino e internacionalização estão no Ranking Universitário da Folha (RUF/2019), documento elaborado por um dos maiores jornais do País, a Folha de São Paulo, e divulgado nessa segunda-feira (7/10). A publicação anual aponta que a Unimontes subiu oito posições no estudo, ocupando o 95º lugar em 2019. Em 2018, a Universidade aparecia na 103ª colocação.

O ranking é liderado pela Universidade de São Paulo (USP), considerada a maior instituição de ensino superior da América Latina.

A Unimontes ficou em 95º lugar com 45,62 pontos, avançando posições na pesquisa, ensino e internacionalização, em comparação com o RUF 2018.

No levantamento do periódico paulista são avaliadas 197 universidades públicas e privadas brasileiras, a partir de cinco indicadores: ensino, pesquisa, mercado, inovação e internacionalização. Foram analisadas 20 universidades de Minas Gerais, entre as quais a Unimontes ficou em 11ª posição. A instituição do Estado mais bem colocada na pesquisa é a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), 4º lugar no ranking nacional.

FORÇA DA PESQUISA

A pesquisa é o indicador em que a Unimontes apresenta melhor desempenho no estudo, ocupando o 72º lugar. Em 2018, a instituição estava em 84º no mesmo quesito. Na comparação com o RUF 2018, a internacionalização foi o indicador em que a instituição teve melhor variação positiva, subindo 22 posições (ficou em 129 º lugar em 2018 em 2019 ocupa a 107ª colocação). No ensino, a Universidade norte-mineira também teve avanço: ficou na 127ª posição no ranking deste ano, sendo que ocupava a 136ª colocação em 2018.

“O estudo mostra os avanços que alcançamos no ensino, pesquisa e na internacionalização por conta da dedicação e participação de nossos professores, pesquisadores, alunos e servidores”, afirma o reitor da Unimontes, professor Antonio Alvimar Souza.

Por outro lado, o reitor assinala que o RUF 2019 também demonstra que a instituição precisa de melhorar ainda mais, notadamente nos indicadores de inovação e mercado, nos quais ocupa, respectivamente, as posições de números 104 e 126. “Os investimentos na inovação e a inserção no mercado fazem parte dos nossos principais desafios, até levando em conta que a Universidade é uma obra inacabada, que procura avançar sempre, com a participação de cada um dos seus integrantes”, destaca o reitor, lembrando ainda do compromisso da instituição superior com a melhoria de vida das pessoas.

QUALIDADE

Atualmente, a Unimontes conta com 84 linhas de pesquisa, 39 grupos e 248 projetos institucionalizados em andamento. Nesse contexto, a pró-reitora de Pesquisa, professora Clarice Corsato Alvarenga, considera positivo o desempenho da Unimontes no RUF 2019. “Em relação à pesquisa, a Unimontes tem continuamente melhorado o desempenho e isso está relacionado, em grande parte, ao crescimento e à evolução dos programas de pós-graduação na instituição”. A pró-reitora ressalta, ainda, a qualidade da pesquisa científica e tecnológica da Universidade.

“O quilate da produção científica acadêmica certamente é medido pela expertise dos pesquisadores em cada uma das áreas de conhecimento”, pontua.

Atualmente, a Unimontes busca alternativas para o financiamento da pesquisa, por meio de parcerias e convênios com instituições e órgãos de fomento. “A busca por inovações que possam gerar patentes e, consequentemente, recursos financeiros é uma das metas da nossa Pró-Reitoria. A política de inovação da Unimontes, em construção, fortalece as alternativas ao atual cenário de fomento à pesquisa e inovação”, destaca.

Pesquisa pode ser conferida no link

CRITÉRIOS DO RANKING

O RUF é uma avaliação de todas as universidades públicas e privadas do País, feita a partir de dados nacionais e internacionais, com base em periódicos científicos e de patentes, bem como informações do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação (MEC).

Na composição da nota do ranking universitários, os pesos dos indicadores avaliados são: pesquisa (42%), ensino (32%), mercado (18%),inovação (4%) e internacionalização (4%).

PESQUISA – Total de artigos científicos pela instituição, relevância de trabalhos científicos a partir de citações recebidas, média de artigos científicos por professor e média de citações por professor.

ENSINO – Considerados quatro componentes, com ênfase para a “opinião de docentes do ensino superior” (a partir de pesquisa do Datafolha) e percentual de professores com doutorado e mestrado.

INOVAÇÃO – Patentes e parceria com empresas. Na internacionalização, é feita a avaliação dos itens: citações internacionais por docentes e publicações em coautoria internacional.

MERCADO – Opinião de empregadores sobre preferências de contratação, também com base em pesquisa do Instituto Datafolha.

Professores e servidores da Unimontes foram agraciados com a Medalha da inconfidência em Ouro Preto
Unimontes participa da inauguração do Centro Cooperativo Heli Penido em Montes Claros
Museu Regional da Unimontes fará estreia do Projeto CineMuseu nesta quarta-feira (24/04)
NASC/Unimontes orienta comunidade acadêmica para preenchimento da declaração do Imposto de Renda