A Universidade Estadual de Montes Claros comemora 57 anos de ensino superior público no Norte de Minas nesta sexta-feira – 24 de maio. A instituição resulta da transformação da Fundação Norte Mineira de Ensino Superior (FUNM) –, criada por intermédio da Lei Estadual 2.615, assinada em 24 de maio de 1962. Neste ano, a instituição também comemora três décadas como universidade pública estadual, tendo em vista que antiga FUNM foi transformada na atual Unimontes pela Constituição Mineira, promulgada em 21 de setembro de 1989.

“A Unimontes segue a sua trajetória de crescimento, influenciando no desenvolvimento das regiões onde atua. A nossa disposição é que possamos ter uma universidade em constante diálogo com a comunidade ao redor, contribuindo com a melhoria da qualidade de vida das pessoas”, destaca o reitor da Unimontes, professor Antonio Alvimar Souza, que foi empossado em dezembro passado, ao lado da vice-reitora, professora Ilva Ruas Abreu.

Os 57 anos da Universidade Estadual de Montes Claros serão comemorados em evento marcado para as 12 horas, na quadra 2 do Centro Esportivo Universitário (CEU). O objetivo é o congraçamento entre a gestores, professores, servidores técnico-administrativos, colaboradores e acadêmicos. A instituição possui sedes em 12 municípios do Norte e Noroeste de Minas, Vale do Jequitinhonha e Centro, além de polos EaD em diferentes regiões – com abrangência em praticamente 40% do território mineiro.

O aniversário de fundação é marcado por várias conquistas e avanços. Uma delas é a ampliação da pós-graduação Stricto sensu. Já são 22 cursos recomendados pela Capes/MEC: 18 mestrados e quatro doutorados.

Outro feito importante é o crescimento da capacitação docente. Ao final de 2018, a instituição atingiu o percentual de 71,65% dos seus professores com titulação Stricto sensu. De um total de 1.116 docentes, 822 contam com títulos de mestre e  doutor.

NÚMEROS

A Unimontes atingiu a marca de 55.131 profissionais graduados em seus diversos cursos, de dezembro de 1966 a dezembro de 2018. Além dos cursos de graduação, são ministrados cursos de tecnólogos e técnico-profissionalizantes (presenciais e a distância) e de pós-graduação Lato e Stricto sensu.

Atualmente, a comunidade discente é formada por 12.765 alunos com a seguinte divisão: cursos  de graduação presenciais (8.244), graduação a distância (900), técnico-profissionalizantes (1.365), pós-graduação Lato sensu presenciais (459), pós-graduação Lato sensu a distância (1.200) e Stricto sensu – mestrados e doutorados (597).

PESQUISA, EXTENSíO E ATENDIMENTO À SAÚDE

As atividades de pesquisa são incrementadas com o estímulo permanente à iniciação científica e à integração com o ensino. A universidade conta 55 grupos de pesquisa, 220 linhas de pesquisa e  alcança 246  projetos de pesquisa em andamento. Em 2018, foram investidos R$ 7.228.829,11 na pesquisa científica e tecnológica e mais R$ 3.760.699,00 na pós-graduação.

A extensão universitária também é priorizada, com a inserção da Universidade na comunidade e a melhoria da qualidade de vida da população. Em 2018, foram atendidas 451.638 pessoas em 160 projetos e programas. A instituição promoveu 1.157 ações de prestação de serviços, que alcançaram 343.572 pessoas.

A prestação de serviços na área de saúde é ampliada por intermédio do  Hospital Universitário Clemente de Faria – HUCF -, o único genuinamente público em Montes Claros,  com atendimento exclusivo pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Em 2018, o HUCF realizou 540.119  procedimentos médico-hospitalares, entre, exames, consultas, cirurgias e outros serviços.

RESUMO HISTÓRICO

Por meio da Lei Estadual nº 2.615, de 24 de maio de 1962, foi criada a Fundação Norte Mineira de Ensino Superior – FUNM. Em 1963, surgiu a primeira unidade de ensino superior do Norte de Minas, a então Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras – FAFIL, tendo como mantenedora a Fundação Educacional Luiz de Paula (FELP). No dia 13/4/63, foram iniciadas atividades dos cursos de Geografia, História, Letras e Pedagogia nas instalações do Colégio Imaculada Conceição.

Em 1965, os cursos foram transferidos para o Casarão da Fafil, na Rua Coronel Celestino, atual sede do Museu Regional do Norte de Minas (MRNM). A primeira unidade de ensino superior da FUNM, a Faculdade de Direito (FADIR), foi implantada em 1965. Em 1966, a FAFIL desliga-se da FELP e passa a integrar a FUNM.

Depois, foram criadas unidades da FUNM: a Faculdade de Medicina (FAMED), em 1969; a Faculdade de Administração e Finanças (FADEC), com os cursos de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas, em 1972; e a Faculdade de Educação Artística (FACEART) – em 1987.

Por intermédio  da Constituição Estadual de 1989, promulgada em 21 de setembro de 1989, a FUNM foi transformada na Universidade Estadual de Montes Claros, instituída através do Decreto Estadual nº 30.971, de 9/3/1990.

Curso de Ciências Econômicas da Unimontes recebeu homenagem da ALMG
Curso de Direito da Unimontes realizou aula inaugural em Montes Claros e anuncia novo doutorado
Reitor da Unimontes recebe homenagem do 4º Comando Operacional de Bombeiros
Reforma tributária foi discutida em aula inaugural de mestrado na Unimontes – tema foi abordado pelo deputado Reginaldo Lopes