“É uma revisão de nosso comportamento, especialmente porque você cria oportunidade de conhecer as pessoas que convivem ao seu lado, mas que, por um motivo ou outro, não estavam próximas. Certamente, passo a contar com novos amigos”. O depoimento é de Cristina Camillozzi, presidente do Centro Acadêmico de Ciências Econômicas e que foi uma das coordenadoras da Gincana Solidária. O evento foi organizado pelo Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Unimontes para a recepção dos calouros do 1º semestre letivo/2017 e, ainda, para promover a integração entre os veteranos dos cursos da área.

O encerramento dos trabalhos foi marcado por uma solenidade festiva, na noite dessa quarta-feira (28/6), na quadra 1, do Centro Esportivo Universitário, presidida pelo vice-reitor, professor Antonio Alvimar Souza, com a participação de cerca de 300 pessoas, entre alunos, professores, coordenadores de cursos, chefes de departamentos e convidados.

GALERIA DE FOTOS

A Gincana transcorreu ao longo de 17 dias, com a divisão de acadêmicos de Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas e Serviço Social em oito equipes mistas, com 65 integrantes cada uma: Amarela, Verde, Vermelha, Laranja, Rosa, Preta, Branca e Azul. O desafio ao longo desse período era cumprir uma série de tarefas de relevância social: doação de sangue, arrecadação de mudas frutíferas e típicas do cerrado, torneio esportivo e arrecadação de alimentos, de produtos de higiene pessoal e de materiais de limpeza.

Gincana vicereitorForam premiados os melhores desempenhos por tarefa e o campeão geral: a equipe Vermelha. Houve, ainda, sorteio de brindes, show musical e todos os receberam certificado de participação da Pró-Reitoria de Extensão.

OPORTUNIDADES

Na saudação aos acadêmicos, o vice-reitor Antonio Alvimar destacou a iniciativa como um momento único para a integração, que revela a sensibilidade dos alunos em se solidarizarem com o próximo. “A educação é uma arma para transformações. Este trabalho é um exemplo digno para novas promoções do próprio CCSA e dos demais cursos e centros de ensino, com um olhar especial para a solidariedade. Vivenciar o ambiente acadêmico ainda é um privilégio. A cada 100 jovens do Brasil, apenas 11 chegam a um banco de universidade; outros 25 não fazem absolutamente nada: nem trabalham ou estudam; 89% da população carcerária brasileira têm entre 18 e 25 anos”.

“Como foi uma campanha extensa, estamos contabilizando o total de donativos arrecadados e, em consenso, definiremos quais as instituições filantrópicas serão atendidas”, explica a diretora do CCSA, professora Maria ngela Figueiredo Braga. Ela adiantou que apresentará uma proposta para institucionalizar a Gincana. Por meio da parceria da Unimontes com a direção do Presídio Regional de Montes Claros, os materiais de higiene pessoal arrecadados serão repassados àquela unidade.