O Programa Serviço de Assistência Jurídica Gratuita Itinerante –S.A.J. Itinerante – da Unimontes foi classificado no âmbito do Programa de Extensão Universitária do Ministério da Educação (MEC). O edital de participação foi publicado em março deste ano e o resultado oficial foi divulgado nessa quarta-feira (05/09).

Em uma escala até 100, o S.A.J. Itinerante alcançou nota 95 – modalidade Direitos Humanos –, sendo contemplado com recursos da ordem de R$ 150 mil do Governo Federal, para atividades no exercício de 2013. O projeto “Capacitação de Gestores e Técnicos”, coordenado pela professora Alcione Gonçalves Ribeiro, na modalidade Desenvolvimento Urbano, também foi classificado e contemplado pelo edital do MEC – recursos da ordem de R$ 10.269,52.

Conforme o cronograma, os recursos serão liberados a partir da oficialização do convênio entre a Unimontes, através do S.A.J. Itinerante, e o MEC. O plano de trabalho apresentado pelo Serviço inclui, dentre outros pontos, propostas de remuneração de acadêmicos e bolsistas, equipamentos eletrônicos, material permanente e transporte (a aquisição de uma “Van”).

“O S.A.J. Itinerante celebra essa importante conquista frente ao edital do MEC para projetos e programas de Extensão de universidades públicas”, comenta a professora Ionete de Magalhães Souza, coordenadora do Programa. Para ela, a aprovação destaca, mais uma vez, a excelência do trabalho desenvolvido pelo curso de Direito, em seu Programa de Extensão. “O Programa Serviço de Assistência Jurídica Gratuita Itinerante tem um plano de trabalho ininterrupto e de grande alcance social, com o objetivo de ampliar ainda mais as suas atividades acadêmicas, com a orientação jurídica, atendimento e palestras educativas”, ressaltou.

SOBRE O EDITAL

O PROEXT 2013 é instrumento que abrange programas e projetos de extensão universitária, com ênfase na inclusão social. A finalidade é aprofundar ações políticas que venham fortalecer a institucionalização da extensão no âmbito das Instituições Federais, Estaduais e Municipais de Ensino Superior.

SAIBA MAIS – O Programa S.A.J. Itinerante foi criado oficialmente em 2002. Já são 10 anos de existência, com a participação voluntária de 150 acadêmicos e benefícios diretos a 14 mil pessoas. As professoras coordenadoras são Ana Clarice Albuquerque Leal Teixeira e Ionete de Magalhães Souza. Atualmente, 50 alunos e 6 professores do curso de Direito participam efetivamente das atividades em Montes Claros e nas regiões de abrangência da Unimontes.