Os reitores da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), professor Antonio Alvimar Souza, e da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), professora Lavínia Rosa Rodrigues, se reuniram nesta semana com objetivo de discutir questões comuns às duas instituições. O encontro aconteceu terça-feira (30/4), no Gabinete da Reitoria da UEMG, na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte

Secretário adjunto de Educação do Estado, Edelves Rosa Luna, também esteve com reitores de Unimontes e Uemg (fotos: Divulgação e Arquivo/Unimontes)

Um dos assuntos da pauta de interesses das duas instituições foi o Projeto de Lei (PL) 367/19, que trata da Reforma Administrativa 2019 na estrutura orgânica do Poder Executivo, encaminhado pelo Governador de Minas, Romeu Zema (NOVO), à Assembleia Legislativa de Minas Gerais e aprovado, em regime de urgência, na noite de terça-feira (30).

Entre as alterações propostas no PL está a vinculação das universidades estaduais à Secretaria de Estado de Educação. Até então, as instituições de ensino superior estão vinculadas à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes).

O secretário-adjunto de Educação do Estado, Edelves Rosa Luna, também esteve no gabinete da Reitoria da UEMG e participou das discussões. Os reitores abordaram questões pontuais no que se referem às demandas administrativas. Mesmo as universidades ainda estarem vinculadas à Sedectes, o secretário-adjunto disse estar sensível às questões apresentadas.

O reitor da Unimontes, professor Antonio Alvimar Souza, enalteceu a importância da ação conjunta com a Universidade do Estado de Minas Gerais. “Atuamos de mãos dadas com a UEMG, buscando sempre melhorias para o ensino superior público. Para isso, contamos também com a atenção e a sensibilidade do Governo do Estado para o atendimento às nossas demandas”, afirmou o reitor da Unimontes.

TAGS:Gestão

Observatório do Trabalho da Unimontes registra: Montes Claros teve perda de 372 empregos formais em março