Convênio envolve prefeitura, Unimontes e Fadenor, com lançamento do trabalho em dezembro próximo

Elaboração será feita nos laboratórios de Geografia da Unimontes, no campus-sede
(Foto: Anderson Bertholi)

Montes Claros terá seu primeiro atlas ambiental, organizado a partir de informações detalhadas de pesquisas da Unimontes sobre geoprocessamento, meio ambiente e recursos naturais do município. A parceria envolve a Prefeitura, por meio das Secretarias Municipais de Meio Ambiente e de Educação, o Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade e a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino Superior (Fadenor). O lançamento acontecerá em dezembro e o material será disponibilizado na plataforma virtual no início de 2020.

Além de oferecer uma série de dados precisos sobre o município, o atlas contribuirá com diagnósticos para orientação, elaboração e execução de políticas ambientais e, ainda, no ensino específico sobre Montes Claros na rede pública e particular de ensino fundamental e médio. Dentre os pontos analisados estão: desenvolvimento social, desenvolvimento sustentável, crescimento econômico e conservação ambiental (como, por exemplo, identificar áreas prioritárias à proteção e aquelas que podem ser utilizadas de maneira sustentável).

Convênio foi assinado na última semana, entre a Fadenor, PPGEO e município; na foto, o professor Marcos Esdras (C) e os diretores da Fadenor Abíliio Filho e Roney Sindeaux
(Foto: Divulgação Fadenor)

O contrato para a elaboração do atlas foi assinado na última semana (4/10) e, nessa segunda-feira (7/10), houve a primeira reunião técnica com o secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Paulo Ribeiro, e com o diretor administrativo financeiro da Fadenor, Abílio Carnielli Filho, para alinhar o cronograma de trabalho. “Serão seis meses de vigência do contrato, prorrogáveis por igual período”, adianta o professor doutor Marcos Esdras Leite, coordenador do PPGEO e que também participou da reunião. Ele é o organizador geral do atlas.

A elaboração dos mapas acontece nos laboratórios vinculados ao PPGEO, no prédio 2 do campus-sede da Unimontes. Participam na equipe de pesquisa, de compilação de dados e de elaboração quatro acadêmicos do curso de bacharelado em Geografia e outros dois do curso de licenciatura, além de dois mestrandos, orientados por professores do Departamento de Geociências.

“Quando o atlas for lançado, faremos o monitoramento da aceitação para identificar o nível de compreensão do público-alvo. Mas já adiantamos que a versão para as escolas será voltada mais para a linguagem menos técnica, com orientação das professoras Maria Ivete Soares de Almeida e Romana Cordeiro Leite, da Unimontes, que têm trabalhos de destaque com pesquisas voltadas à parte didática do ensino da Geografia”.

Em janeiro, o atlas será disponibilizado para download nos sites da Unimontes e da Prefeitura. “O banco de dados gerado para este trabalho permitirá que mais estudos qualitativos e quantitativos sobre os recursos ambientais de Montes Claros possam ser elaborados, como um efeito multiplicador do conhecimento”, explica.

OPORTUNIDADE – Participar de pesquisas como esta tem como grande diferencial o Mestrado em Geografia da Unimontes, que está com inscrições abertas para a formação de novas turmas. O prazo vai até 1º de novembro, com provas no dia 8/11. O curso é gratuito. Mais informações pelo site www.posgraduacao.unimontes.br/ppgeo/.

TAGS:PRPG

Unimontes promove conscientização sobre a Doença de Chagas
Professores da Unimontes foram contemplados com Intercâmbio Internacional em Portugal
Professor do Curso de Direito da Unimontes tem trabalhos sobre vacina contra a COVID-19 publicados em revistas científicas