– Unimontes é co-organizadora na realização de 12 palestras –

Evento científico acontece em restaurantes, aberto ao público em geral (Fotos: Divulgação)

Evento realizado simultaneamente em 24 países e em mais de 80 lugares no Brasil, o Pint of Science 2019 coloca Janaúba no mapa da investigação científica mundial. A cidade é a única sede no Norte de Minas e uma das 15 no Estado a receber o evento, que tem como objetivo “popularizar a linguagem da ciência”. A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) é uma das co-organizadoras da programação gratuita, iniciada nessa segunda-feira (20/5) e que prossegue até esta quarta-feira (22/5).

Esta é a segunda vez que Janaúba recebe o Pint Of Science. Pela vocação acadêmica dos cursos e do município, os temas estão associados às áreas das Ciências Agrárias. A Universidade Federal do Vale do Jequitinhonha e do Mucuri (UFJVM) e a Faculdade do Vale do Gorutuba (FAVAG) são parceiros na realização do comitê em Janaúba.

No total, estão programadas 12 palestras, sendo duas por dia em cada espaço: Claudius Churrascaria e Empório Restaurante

AMBIENTE

Uma das peculiaridades está no ambiente onde são realizadas as atividades. As palestras, transformadas numa espécie de stand up, acontecem em bares e restaurantes. Somente no primeiro dia, nos dois locais escolhidos para a programação em Janaúba, o Pint of Science reuniu aproximadamente 300 pessoas.

CONFIRA

“A popularização é a forma mais apropriada de mostrar o quanto as pesquisas são importantes e como são aplicadas de modo que as pessoas comuns consigam se interagir com o conhecimento gerado”, comenta o professor João Paulo Rigueira, doutor em Zootecnia e representante da Unimontes na coordenação do comitê local do evento.

TEMAS

Nessa segunda-feira, a primeira palestra foi ministrada pelo professor doutor Virgílio Mesquita Gomes, da Unimontes, sobre o tema: “O capim milagroso para o semiárido mineiro existe?”, com abordagem sobre os tipos específicos de forrageiras no ponto de vista de qualidade de produção e de resistência que são ideais para o clima seco predominante no Norte de Minas.

Também no primeiro dia, foram realizadas mais três palestras: “Uso de insetos para alimentação – Um devaneio ou realidade?”, abordado pelo professor doutor Diego Vicente da Costa, do Instituto de Ciências Agrárias da UFMG; “O uso de tecnologias a plasma na engenharia de superfícies”, com Haroldo Cavalcanti Pinto (USP); e “A Ciência dos Materiais na Indústria 4.0: Desafios e Possibilidades de Avanços Tecnológicos”, com Rodrigo Santiago Coelho (Senai, Salvador/BA).

(a partir das 19 horas)

Empório Restaurante

Dia 21

“O Impacto da indústria 4.0 na economia local”
Com Anderson Costa Cabido (Sebrae)

“Inovação e Empreendedorismo”
Com Denise Bárbara de Souza Alvarenga (Startup e Maker)

Dia 22

“A saúde e seus determinantes sociais”
Com Ana Paula Nogueira Nunes, professora adjunta da UFVJM

“A relação entre o consumo de bebidas alcoólicas e o aumento da chance de transmissão da dengue”
Com Silas Silva Santana, UFVJM – Campus Janaúba
Biomédico

Claudius Churrascaria

Dia 21
“O Engenheiro de Minas no mercado de trabalho moderno, e principais serviços ofertados na região Norte de Minas”
Com Bruna Ferreira Campos (Block Engenharia)

“Fótons e criptografia quântica”
Bárbara Lopes Amaral (professora Adjunta da UFSJ)

Dia 22
“As Ciências Sócias na era dos radicalismos: ciência ou obscuridade?”
Com o professor doutor Elton Dias Xavier (Unimontes)

“Química do Vinho”
Anielli Fabiula Gavioli Lemes (UFVJM)

Unimontes terá preenchimento de vagas em seus cursos para pessoas com mais de 60 anos