seta Universidade Estadual de Montes Claros - MG | Segunda-Feira, 18 de março de 2019 | relogio 21:21

Dia da Mulher: vice-reitora da Unimontes é homenageada e destaca luta das mulheres pelos seus direitos

 

Homenagem Camara1

“Nos últimos anos, o feminismo ganhou as redes sociais no Brasil e no mundo, tornando-se tema obrigatório na pauta da política brasileira. Ao mesmo tempo, as mulheres reforçam a luta em defesa dos seus direitos”. Esse ponto de vista foi abordado pela vice-reitora da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), professora Ilva Ruas de Abreu, durante a solenidade de homenagem às mulheres promovida pela Câmara Municipal de Montes Claros.

O evento foi na noite dessa quinta-feira (7/3), como parte da celebração oficial na cidade pelo Dia Internacional da Mulher (comemorado neste 8 de março). Como parte da sessão solene, a vereadora Maria Helena de Quadros Lopes, que é secretária da Câmara, presidiu a Casa Legislativa.

Foram laureadas 23 mulheres atuantes em diferentes setores da comunidade – indicadas pelos 23 vereadores. Homenageada por indicação do vereador Daniel Dias, a professora Ilva Ruas Abreu falou em nome das 23 mulheres, que receberam o “Diploma Duca Prates”. A professora Regina Gomes dos Santos, do curso de Ciências Contábeis da Unimontes, também foi agraciada.

AÇÃO FEMININA

“As mulheres marcham, escrevem, protestam e entram em greve para denunciar que sofrem violência dentro e fora de casa e defender seus direitos sexuais e reprodutivos e reivindicar que a crise econômica é também assunto nosso. Pois, o desemprego e a redução salarial se conjugam no feminino, recaindo, especialmente, sobre as mulheres de baixa renda”, afirmou a vice-reitora.

Pronuciamento CMA representante da Unimontes ressaltou a necessidade do reforço das políticas públicas para atender as reivindicações femininas. “É preciso que nossas vozes também ecoem nos espaços políticos e nas políticas públicas. Para isso, são necessárias políticas para e pelas mulheres, tendo em vista as experiências do passado recente e os desafios presentes e as propostas para o futuro”, disse.

A professora Ilva Ruas Abreu citou as conquistas do sexo feminino. “O processo de redemocratização instaurado no Brasil foi decisivo para que as questões específicas ganhassem destaque na agenda política e, consequentemente, na formulação de políticas públicas voltadas para a equidade de gênero no País”, destacou.

A vice-reitora enalteceu também as ações para o combate à violência contra as mulheres. Lembrou que, em 1985, foi criada em São Paulo a primeira delegacia de defesa da mulher do Brasil. “A delegacia da mulher pode ser identificada como a primeira política pública direcionada ao atendimento às vítimas de violência baseada no gênero no País. Na década seguinte, houve a expansão dessas unidades policiais que foram acompanhadas de abrigos e dos primeiros centros de referência para o atendimento às mulheres”, relatou Ilva Ruas. Lembrou ainda da instalação em Montes Claros do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, do qual foi uma das fundadoras.

Prof ReginaLEI MARIA DA PENHA - Ela enfatizou, ainda, a importância da Lei Maria da Penha (Lei 11.340/2006). “Esta lei representa um marco no enfrentamento da violência doméstica familiar contra a mulher. Ela significa a concretização de um instrumento legal de combate à violência contra a mulher. A violência não é somente física. A Lei Maria da Penha nos lembra que a violência é psicológica, econômica, social, racial, sempre de forma nos diminuir”, observou. “As comemorações do 8 de março nos devem lembrar de lutar - mais do que comemorar’, concluiu.

AS MULHERES NO MERCADO DE TRABALHO

A homenagem à professora Regina Gomes dos Santos, do curso de Ciências Contábeis da Unimontes, foi por indicação do vereador Valdecy Fagundes. Ela agradeceu a distinção e aproveitou para enaltecer a presença da mulher no mercado de trabalho, sobretudo, na área da contabilidade. “Hoje, temos muitas mulheres contadoras. As mulheres estão inseridas no universo do trabalho da mesma forma que se dedicam à família”, disse a profissional da Unimontes.

UnimontesCampus Universitário Professor Darcy Ribeiro - Vila Mauricéia - Montes Claros - MG

Acesso Restrito