seta Universidade Estadual de Montes Claros - MG | Domingo, 24 de março de 2019 | relogio 04:01

Inflação anual de Montes Claros foi de 5,93%, revela Índice de Preços ao Consumidor da Unimontes

Feira MateriaInflacao

O índice de inflação no ano de 2018 em Montes Claros, quinta maior cidade do Estado, foi de 5,93%. A medição é maior do que o percentual do ano anterior, que foi de 4,03%. Em 2016, o registro foi de 8,55%. Os números foram revelados nesta sexta-feira (28/12), no relatório do setor de índice de Preços ao Consumidor (IPC), do Departamento de Economia da Universidade Estadual de Montes Claros.

Os grupos “Alimentação, com 4,11% - influenciado pelos produtos in-natura –e Habitação (0,92%), que inclui impostos como IPVA, além das tarifas de ônibus, táxis, combustíveis, água, luz e telefonia, foram os mais influentes no índice de inflação do ano, conforme o relatório.

Na sequência, vêm os grupos de Transporte e Comunicação (0,28%), Vestuário (0,23%) e Saúde/Cuidados Pessoais (0,19%)

QUEDA

Por outro lado, o grupo “Artigos de Residência (- 0,11%) foi o único que apresentou uma variação negativa de um ano para outro. Ele é apontado como o de segundo maior peso no gasto das famílias dos montes-clarenses. “As promoções como estratégias comerciais, especialmente da rede varejista de eletros e eletrônicos, ajudaram na redução percentual do grupo de Artigos de Residência”, descreve o IPC.

Numa análise específica sobre a cesta básica, que é composta pelos 13 itens considerados essenciais para a alimentação, o gasto para adquiri-la em Montes Claros representa, atualmente, 32,7% do salário mínimo.

CONFIRA

DEZEMBRO

Na análise isolada de dezembro, conforme o estudo, a inflação foi de 0,57%. No entanto, não foi o mês com o maior índice ao longo do ano. Janeiro (0,79%), maio (0,78%), junho (1,35%) e outubro (0.74%) ficaram à frente de dezembro na análise do percentual registrado a cada mês.

O IPC/Unimontes é feito com base na pesquisa de preços de produtos, bens e serviços em 400 estabelecimentos comerciais da cidade, com coleta de dados sempre no primeiro dia de cada mês. A equipe é formada por oito pesquisadores coordenados pela professora Vânia Silva Vilas Bôas Lopes. O cálculo é feito com base no rendimento de famílias entre 1 e 6 salários mínimos.