seta Universidade Estadual de Montes Claros - MG | Domingo, 24 de março de 2019 | relogio 03:38

Nusi é parceiro do Rotary e da Associação de Surdos na 1ª Cantata com Libras, neste sábado

Arte Cantata 2018

O Núcleo de Sociedade Inclusiva (Nusi), projeto de Ensino da Universidade Estadual de Montes Claros, é parceiro na realização da 1ª Cantata Natalina com Libras, evento que acontecerá neste sábado (29/12), às 8 horas, na sede do Rotary Club, no Bairro Ibituruna. A promoção é da Associação dos Surdos de Montes Claros, com o apoio da Interact Club Montes Claros Leste, Unimontes e da Casa da Cidadania.

As atividades são abertas à comunidade em geral. A entrada tem um propósito solidário, com doações a partir de R$ 2,00. A renda será revertida em projetos inclusivos da Asmoc para a comunidade surda de Montes Claros.

Pela Unimontes, participam da organização as professoras Themis Farias de França Desiderio e Rosana Fróes Santos, esta que é a primeira docente surda aprovada em concurso na Universidade. Atualmente, ela integra o quadro de professores do Departamento de Educação, do Centro de Ciências Humanas (CCH). O Nusi/Unimontes é coordenado pela professora Silvana Diamantino França.

O evento será aberto com as boas vindas do presidente da Asmoc, Jacson Rafael, e da diretoria do Rotary Leste. Em seguida, haverá a Cantata Natalina com Libras, com participação de dez surdos da "Turma de Libras da Paróquia São Judas" junto ao Coral. Haverá, ainda, palestras com as professoras Rosana Fróes e Themis Desiderio, da Unimontes; nova mensagem dos dirigentes da Asmoc e do Rotary sobre a parceria social com a Fundação Interact voltada aos deficientes auditivos e um coffee-break.

Conforme os coordenadores, o objetivo da Cantata com Libras é promover uma confraternização entre a comunidade surda e a sociedade, por meio da música, além de divulgar as ações inclusivas e informar ao público em geral sobre o trabalho da Asmoc. Como toda entidade filantrópica, a Associação sobrevive de doações e necessita da maior participação de voluntários para o trabalho social e de inclusão, especialmente de pessoas carentes.

Cantata Natalina com Libras
Data: 29 de dezembro