seta Universidade Estadual de Montes Claros - MG | Domingo, 20 de janeiro de 2019 | relogio 03:29

Novos gestores assumem oficialmente a Reitoria da Unimontes

transmissao decargo dez2018- Cargos foram transmitidos aos professores Alvimar e Ilva Ruas -

 O professor Antonio Alvimar Souza e a professora Ilva Ruas de Abreu assumiram oficialmente os cargos de reitor e de vice-reitora, respectivamente, para o mandato à frente da Universidade Estadual de Montes Claros pelos próximos quatro anos (2018/2022). O ato aconteceu na tarde desta sexta-feira (21/12), no auditório do prédio 6, do campus-sede, em solenidade bastante prestigiada por autoridades civis, militares e eclesiásticas, deputados, secretários estaduais e municipais, entidades de classe, instituições de ensino superior, Poder Judiciário, pastorais sociais, movimentos negros e da comunidade acadêmica.

O ato de nomeação de ambos, assinado pelo Governador Fernando Pimentel, foi publicado na edição desta sexta-feira (21/12), do Diário Oficial “Minas Gerais”. O reitor na gestão 2010-2014 e 2014-2018, professor João dos Reis Canela, presidiu a solenidade de transferência do cargo.

“O propósito desta gestão será valorizar e dar oportunidade ao ser humano, respeitando as suas diferenças. Aproximar a instituição da comunidade e dialogar mais com a sociedade sobre as suas demandas e vontades. A convivência em uma Universidade deve ser um grande aprendizado; um exercício diário”, pontuou o novo reitor.

ORIGEM HUMILDE

O reitor Antonio Alvimar Souza fez menção à origem humilde em Montes Claros e aos primeiros anos como docente da Unimontes. “Jamais pensei em ser reitor. Nascemos na periferia traçando os caminhos que a vida nos fez seguir, mas sabendo aproveitar as oportunidades. Estudei numa escola onde as paredes eram de lata; aprendi a ler depois de muita insistência do Padre Henrique até chegar ao Seminário Maior e seguir para uma Universidade longe de casa. Voltei do Rio de Janeiro para a minha cidade acreditando que seria mais um multiplicador do conhecimento nas escolas até as portas da Unimontes se abriram para mim, com, professor substituto em Metafísica”.

Transmissao cargo1

Ordenado há 23 anos como padre, o novo reitor é natural de Montes Claros e tem 51 anos. É graduado em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, pós-graduado em História Contemporânea pela Unimontes, mestre em Filosofia pela UERJ e doutor em Ciências Humanas pela USP. Integra o quadro de docentes da Unimontes desde março de 1995.

HONRAR OS PIONEIROS

No ato de posse como vice-reitora, a professora Ilva Ruas de Abreu assumiu publicamente os desafios “que a Unimontes nos impõe”. Ela fez menção aos pioneiros da Universidade. “O momento é de honrar os fundadores da Unimontes e cada um que contribuiu de alguma maneira com a instituição. Usemos a serenidade para administrar as diferenças e ter consistência diante dos atos”.

A professora Ilva Ruas de Abreu foi a mais votada na eleição para vice-reitor, com 39,53% dos votos. Ela integra o quadro docente do Departamento de Economia. É natural de Belo Horizonte e graduada em Ciências Econômicas pela Unimontes, mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e doutora em História pela UFMG. É professora da Unimontes desde março de 1982.

Transmissao Cargo2

Em seu pronunciamento, o professor João dos Reis Canela, considerou o momento histórico como um privilégio para agradecer, “do fundo da alma”, todo o apoio que teve nas duas gestões à frente da Unimontes, especialmente para as realizações, ao administrar adversidades e alcançar conquistas, sempre com respeito. “O momento é de fazer apologia ao coletivo em detrimento da individualidade”.

Pro luciene transmissaoO ex-reitor João Canela também destacou a relação gerencial com o professor Alvimar. ”Conheci e convivi com um homem extraordinário de valores éticos e humanos invejáveis e que, agora, ao lado também de uma professora altamente responsável e honesta, tenho a certeza de que a Unimontes terá condições de manter o seu caminho de consolidação e desenvolvimento”, finalizou.

A professora Luciene Rodrigues, que nos últimos oito dias, por indicação do Conselho Universitário, assumiu as funções inerentes ao cargo de reitor diante da vacância na Reitoria, agradeceu o apoio e as ações solidárias da gestão e da comunidade acadêmica para “as deliberações mais importantes de sua trajetória na Universidade. “Reconheci que a força da institucionalidade está acima das diferenças políticas, ideológicas e os modos de gestão”.

UnimontesCampus Universitário Professor Darcy Ribeiro - Vila Mauricéia - Montes Claros - MG

Acesso Restrito