seta Universidade Estadual de Montes Claros - MG | Terça-Feira, 26 de março de 2019 | relogio 04:55

Professor Antonio Alvimar Souza é nomeado reitor da Unimontes; professora Ilva Ruas será a vice-reitora

nomeados dez2018

O professor Antonio Alvimar Souza será o novo reitor da Universidade Estadual de Montes Claros. A nomeação foi publicada nesta sexta-feira (21/12), em ato do governador Fernando Pimentel no Diário Oficial “Minas Gerais” – seção Diário do Executivo. Serão quatro anos de gestão, com início a partir da assinatura do termo de posse. O mesmo documento nomeia como nova vice-reitora da Unimontes a professora Ilva Ruas de Abreu.

A sessão solene de transmissão de cargo de reitor e vice-reitor será nesta sexta-feira, às 14 horas, no auditório do prédio 6, no campus-sede. O ato será conduzido pelo reitor da Unimontes na gestão 2014-2018, professor João dos Reis Canela.

A consulta acadêmica foi realizada em outubro último, base para a formação das listas tríplices encaminhadas ao governador para a escolha dos novos reitor e vice-reitor.

O professor Antonio Alvimar Souza obteve a maior votação entre os candidatos a reitor, com 40,33%. Vice-reitor na última gestão da Reitoria, ele vinculado ao Departamento de Filosofia, do Centro de Ciências Humanas. Graduado em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, pós-graduado em História Contemporânea pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), mestre em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e doutor em Ciências Humanas - História Social pela Universidade de São Paulo (USP). Integra o quadro de docentes da Unimontes desde março de 1995.

A professora Ilva Ruas de Abreu também foi a mais votada na eleição para vice-reitor, com 39,53% dos votos. Ela integra o quadro docente do Departamento de Economia. É graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e doutora em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É professora da Unimontes desde março de 1982.

Currículos lattes

SOLENIDADE DE TRANSMISSÃO DE CARGO

Nesta sexta-feira (21/12), às 14 horas, no auditório do prédio 6 (CCBS), campus-sede da Unimontes, será realizada a cerimônia oficial na qual o professor João dos Reis Canela, reitor nas gestões 2010-2014 e 2014-2018, fará a transmissão de cargo ao sucessor. Na oportunidade, também será realizada a solenidade de descerramento da foto do professor João Canela na galeria dos ex-reitores, no Salão de Conselhos da Reitoria.

SITUAÇÃO INÉDITA

Pela primeira vez, nos 56 anos de história, houve vacância nos cargos de reitor e vice-reitor da Unimontes diante do encerramento da última gestão, em 4 de dezembro, e do período de espera até o ato de nomeação.

Após 9 dias de vacância do cargo, o Conselho Universitário (CONSU), órgão máximo da Universidade, em reunião extraordinária no último dia 13, aprovou e publicou em resolução o nome da professora Luciene Rodrigues para assumir as funções inerentes ao cargo de reitor. Com o segundo maior tempo de docência na Universidade na atual composição do Conselho (segunda na relação dos decanos), a professora Luciene esteve à frente das principais ações administrativas e gerenciais desde o último dia 13/12 até a presente data.

UnimontesCampus Universitário Professor Darcy Ribeiro - Vila Mauricéia - Montes Claros - MG

Acesso Restrito