seta Universidade Estadual de Montes Claros - MG | Domingo, 20 de janeiro de 2019 | relogio 03:42

Portaria Ministerial oficializa a Creditação Curricular para a Extensão nas Universidades

Uma das principais bandeiras defendidas pela Universidade Estadual de Montes Claros, a Creditação Curricular das práticas de extensão já é realidade para as instituições de ensino superior do País. A garantia está na portaria Nº 1.350, do Ministério da Educação, que institui as diretrizes para as políticas de extensão da educação superior brasileira. O documento foi publicado nesse dia 14, no Diário Oficial da União, assinado pelo ministro Rossieli Soares da Silva. Em outubro último, a Câmara de Educação Superior, do Conselho Nacional de Educação (CNE/MEC), havia aprovado a resolução que estabelece estas diretrizes.

A partir da publicação, as universidades, centros universitários, faculdades e institutos têm o prazo de até três anos para adequação e ajustes às normativas da portaria, a começar pela adaptação dos projetos pedagógicos dos cursos regulares de graduação e de pós-graduação – inclusive de educação a distância.

Um dos principais pontos da Creditação Curricular em Extensão está na inclusão de 10% da carga horária dos cursos para as atividades de extensão para os acadêmicos e professores. “O percentual pode, inclusive, até ser maior. O fato é que o cumprimento será de, no mínimo, de dez por cento”, explica a pró-reitora de Extensão da Unimontes, professora doutora Jussara Maria de Carvalho Guimarães, que, na última semana, esteve participando do 44º do Fórum Nacional dos Pró-Reitores de Extensão, em Vitória/ES.

CONFIRA

Sobre as atividades extensionistas, a professora Jussara explica que os cursos deverão inserir em seus Projetos Pedagógicos, as modalidades como programas, projetos, ligas acadêmicas, Empresas Juniores, cursos e oficinas, programas integradores, eventos e a prestação de serviços. Além destes, poderão ainda incluir programas institucionais de natureza governamental, que atendam as políticas municipais, estaduais, distrital e nacional.

HISTÓRICO

Sobre a inserção de acadêmicos e professores em práticas extensionistas durante a graduação, a Unimontes se apresenta como uma Universidade de vanguarda. Institucionalizada desde o final dos anos 90, a Pró-Reitoria de Extensão possui, atualmente, 160 projetos e programas, com alcance em praticamente todos os 64 cursos regulares.

Desde 2015, são realizados os encontros anuais com os colegiados de cursos, diretorias dos Centros de Ensino, Chefes de Departamentos e coordenadores de curso para discutir a implantação da creditação curricular.

Com a portaria ministerial, explica a pró-reitora Jussara Maria, a avaliação externa institucional e de cursos deverá considerar pra efeito de autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos, bem como para o credenciamento e recredenciamento das instituições de ensino superior, os seguintes fatores: 1) a previsão de no mínimo 10% do total da carga horária dos curós para as atividades de Extensão; 2) a articulação entre as atividades de extensão e as atividades de ensino e a pesquisa; e 3) os docentes responsáveis pela orientação das atividades de extensão nos curós de graduação.

As instituições de ensino superior devem, ainda, estabelecer a forma de participação registro e valorização do corpo técnico-administrativo nas atividades de extensão. As referidas instituições definirão internamente os procedimentos a serem adotados.