seta Universidade Estadual de Montes Claros - MG | Domingo, 18 de novembro de 2018 | relogio 18:03

“Mês da Consciência Negra”: Unimontes é parceira em ações voltadas para o fim do preconceito e do racismo

Consciencia negra foto

Uma série de atividades programadas para este mês em Montes Claros, chama a atenção para a luta contra o racismo e a consciência negra. A abertura é nesta sexta-feira (9) de “Novembro – Mês da Consciência Negra”, organizado pela Coordenadoria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, e conta com a parceria da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes).

Dentro das ações, para o dia 30 de novembro está previsto o “Seminário – Discutindo o Preconceito Racial nos Espaços Escolares”, que acontecerá no Centro do Ensino Médio e Fundamental (CEPT), a Escola Técnica de Saúde da Unimontes. Será de 8 às 12 horas, com participação gratuita.

De acordo com o coordenador municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racional, José Gomes Filho, o objetivo é discutir e prevenir o preconceito e o bullying no ambiente escolar, motivados pela discriminação racial. Serão convidados para o seminário professores da rede pública municipal e alunos dos diversos cursos da Unimontes, além de representantes da comunidade.

ABERTURA

A abertura do “Mês da Consciência Negra” será nesta sexta-feira (9/11), às 19 horas, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do Bairro Maracanã, com o debate “CRAS Maracanã diz não ao Racismo”. Na programação constam apresentação de banda, oficina de cabelo afro, homenagens e “desfile dos cabelos crespos e cacheados”.

A partir de segunda-feira (12/11) serão promovidas as “rodas de conversa “130 anos de abolição: o que mudou”, que prosseguem até dia 21 de novembro, nos espaços dos Centros de Referência em Assistência Social da cidade.

Consciencia_arte.jpg

No dia 19, acontecerá o “show com artistas negros”, a partir das 19 horas, no Centro Cultural de Montes Claros. No dia 20, será realizada a “3ª Marcha contra o Racismo e a Intolerância Racial” no Centro da cidade. A concentração está marcada para as 9 horas, na Praça da Catedral.

“O nosso objetivo é chamar atenção de toda sociedade para fim do preconceito e do racismo em Montes Claros. A proposta é envolver toda comunidade nesta luta”, afirma José Gomes. Ele lembra que as atividades do “Mês da Consciência Negra” contam também com o apoio das Secretarias Municipais de Educação e de Cultura.

UnimontesCampus Universitário Professor Darcy Ribeiro - Vila Mauricéia - Montes Claros - MG

Acesso Restrito