O teu browser naéo suporta flash. Favor reinstalar o plugin do Flash Joomla Random Flash Module by DART Creations
seta Universidade Estadual de Montes Claros - MG | Quinta-Feira, 21 de junho de 2018 | relogio 12:39

União Européia e Brasil: internacionalização da Unimontes ganha força com cooperação institucional

missão-unimontes-polônia

O processo de internacionalização da Universidade Estadual de Montes Claros avança em várias frentes e, recentemente, ganhou mais força a partir de uma iniciativa que envolve a Universidade de Lublin, na Polônia. A Unimontes e a instituição européia deram início ao processo de cooperação internacional em meados de 2015 e, agora, a meta é reforçar a parceria, especialmente em intercâmbios e na realização de eventos. Lublin é a maior cidade do leste polonês. 

A "troca institucional" começou há três anos, quando as professoras da Universidade de Lublin, Ewa Bojar e Matylda Bojar, iniciaram a mediação sobre a cooperação com o chefe do Departamento de Economia da Unimontes, professor Marcos Fábio Martins Oliveira, e dos professores Cleuber Vieira e a diretora executiva da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unimontes (Inemontes), professora Sara Antunes. Outro parceiro é o projeto de Extensão Economia, Mercados e Internacionalização (EMEI). 

Dentre as primeiras ações da parceria a visita formal à Polônia dos professores Diogo Albuquerque e Geraldo Antônio Reis, também do departamento de Economia da Unimontes. Os professores participaram de aulas e reuniões com empresários, professores e acadêmicos da universidade polonesa.

"Nossa meta agora, que fortalecerá o processo de internacionalização, é a realização da Semana da Economia, que terá a participação direta de professores e acadêmicos poloneses, promovendo o intercâmbio estudantil. Além disso, vamos criar a possibilidade de alunos da Unimontes realizarem parte da graduação na Europa”. 

Erasmus e agenda 

Representando a Unimontes, o professor Diogo Albuquerque é um dos convidados a compor o grupo técnico do programa European Region Action Scheme for the Mobility of University Students (Erasmus), que atuará diretamente com professores europeus. O objetivo é promover a internacionalização acadêmica. As atividades do programa concentram-se em três frentes como Mobilidade, com oportunidade para que os participantes melhorem as suas competências, empregabilidade e ganhem consciência cultural; cooperação para a Inovação, que incentivará a inovação; apoio às reformas políticas, cujo objetivo seja apoiar e facilitar a modernização dos sistemas de educação e formação. 

No próximo dia 15, Diogo cumprirá uma agenda internacional, em Nova Iorque, quando participará de conferência já com entendimentos para novas parcerias para a Unimontes.

UnimontesCampus Universitário Professor Darcy Ribeiro - Vila Mauricéia - Montes Claros - MG

Acesso Restrito