O teu browser naéo suporta flash. Favor reinstalar o plugin do Flash Joomla Random Flash Module by DART Creations
seta Universidade Estadual de Montes Claros - MG | Quinta-Feira, 21 de junho de 2018 | relogio 12:40

Emoção marca homenagem ao professor Robson Vieira Porto no Auditório do HUCF

 

Homenagem profRobsonVieira

Um momento de resgate, reconhecimento e de muita emoção. Foi nesse clima que, na manhã desta quarta-feira (13/6), aconteceu no Hospital Universitário Clemente de Faria, da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), a cerimônia de descerramento da placa para a nova denominação do auditório do HUCF, que passa a ser: "Auditório Sabedoria e Humildade Professor Robson Vieira Porto".

Presidida pelo reitor da Unimontes, professor João dos Reis Canela, ao lado do vice-reitor Antonio Alvimar Souza, a solenidade contou com as presenças da viúva do homenageado, a professora Alcione Gonçalves Ribeiro Vieira, e dos filhos Ludmila Gonçalves Vieira Porto e Alexandre Gonçalves Vieira Porto. Participaram integrantes da gestão superior da universidade, diretores, coordenadores e servidores do HUCF, autoridades e convidados.

Apresentada pelo reitor, a proposta da nova denominação do Auditório foi aprovada pelo Conselho Universitário (Consu) da Unimontes. Falecido em 2009, o professor Robson Vieira Porto foi um dos pioneiros entre os docentes do curso de Medicina da Unimontes e exerceu várias funções na instituição, entre as quais o cargo de diretor do HUCF e diretor da antiga Faculdade de Medicina do Norte de Minas (Famed).

O professor João Canela lembrou a trajetória do professor Robson Vieira Porto. “Estamos prestando uma justa homenagem a um dos baluartes do curso médico da Universidade Estadual de Montes Claros”, enfatizou. “A formação médica na nossa região se deve à dedicação e à personalidade de homens como o professor Robson Vieira Porto. Ele participou da trajetória e da estruturação dos pilares do ensino superior no Norte de Minas”, destacou.

Professora AlcioneVieiraAGRADECIMENTO

O vice-reitor, professor Antonio Alvimar Souza, ressaltou a importância do agradecimento e do reconhecimento às pessoas por suas boas ações. “Temos que alimentar o sentimento da construção coletiva, agradecer as pessoas pelo papel e pela contribuição oferecida para uma sociedade melhor”, afirmou Antonio Alvimar, que se emocionou ao se recordar de Robson Vieira Porto, citando que o homenageado foi o médico ainda em sua infância.

Ao agradecer a homenagem, a professora Alcione Gonçalves Vieira lembrou das qualidades do marido. “Se estivesse aqui, o Robson se sentiria muito honrado e muito orgulhoso com esta homenagem. Ele sempre foi uma pessoa muito dedicada e que amava o trabalho como médico e professor”, disse.

Alcione Gonçalves Vieira lembrou, ainda, que o professor Robson Vieira sempre exerceu suas atividades profissionais com ética e humildade, ajudando as pessoas. “Quando era diretor do Hospital Universitário, o Robson tinha todo o entusiasmo de fazer o melhor pelas pessoas mais humildes. Agradecemos à Universidade por esse reconhecimento ao trabalho de um grande ser humano, que foi Robson Vieira Porto”, declarou a professora.

TRAJETÓRIA

Natural de Patos de Minas, Robson Vieira Porto graduou-se em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em 1968. Logo em seguida, mudou-se para Montes Claros e ingressou na carreira docente no início da década de 1970, quando assumiu a cadeira de Dermatologia, da Faculdade de Medicina do Norte de Minas (Famed).ProfRobson homenagem

A Famed era uma das unidades da antiga Fundação Norte Mineira de Ensino Superior (FUNM), transformada na Universidade Estadual de Montes Claros por intermédio da Constituição Mineira promulgada em 1989. A antiga faculdade foi incorporada pelo atual Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), em 1994.

O professor Robson Vieira Porto foi chefe de Departamento do curso de Medicina da universidade norte-mineira por dois mandatos (entre 1º de agosto de 1994 e 3 de outubro de 1995 e de 12 de março de 1999 a 12 de março de 2001). Foi diretor de ensino da antiga Famed entre 1973 e 1976. Além disso, exerceu o cargo de diretor administrativo do HUCF na década de 1990. Ele faleceu em 28 de abril de 2009, aos 68 anos.

UnimontesCampus Universitário Professor Darcy Ribeiro - Vila Mauricéia - Montes Claros - MG

Acesso Restrito