O teu browser naéo suporta flash. Favor reinstalar o plugin do Flash Joomla Random Flash Module by DART Creations
seta Universidade Estadual de Montes Claros - MG | Quinta-Feira, 21 de junho de 2018 | relogio 12:34

Presidente do Conselho Curador da Fapemig visita a Unimontes

Clelio Campolina- Clélio Campolina sugere modelo para maior interação entre pesquisador e  setor produtivo -

 O cenário atual cria condições para a maior interação do universo acadêmico com os meios de produção, mas é preciso que o setor produtivo dê mais oportunidade para a absorção dos cientistas na iniciativa privada. O comentário é do professor Clélio Campolina Diniz, presidente do Conselho Curador da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), durante visita de cortesia ao campus-sede da Unimontes, nessa quarta-feira (06/06).

Engenheiro de formação e pós-doutor em Ciências Econômicas, o professor Clélio foi reitor da UFMG no período de 2011/2014 e ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação entre 2014 e 2015. No encontro com o reitor da Unimontes, professor João dos Reis Canela, que também integra o Conselho Curador da Fapemig, ressaltou que a educação é o centro da sociedade.

“As universidades formam os recursos humanos que vão gerir a sociedade em todos os seus segmentos. Sem o conhecimento, como avançar? Por isso, é essencial apoiar as pesquisas nas universidades e atrelar esta tecnologia ao sistema produtivo, além do ambiente catedrático”, pontua o professor Campolina.

ORIENTE

O ex-ministro cita como exemplo desta integração os países do Oriente, como China, Índia e Coréia do Sul, que desenvolvem, por exemplo, unidades laboratoriais para o desenvolvimento de serviços e produtos em interface às universidades. “A medicina atinge um nível de tratamento porque o engenheiro de produção desenvolveu o equipamento para tal”, exemplifica.

Visita prof Clelio

O reitor João Canela, em agradecimento à visita, ressaltou a importância da Fapemig para a a melhoria da estrutura da Unimontes, sobretudo no apoio às pesquisas e à formação contínua de mestres e doutores nos programas de pós-graduação Stricto sensu. Ao mesmo tempo, lembrou que a interação sugerida pelo professor Campolina faz parte da política de atuação da Universidade: “seja na formação de recursos humanos, na qualidade da educação ofertada e na prestação de serviços, buscamos mostrar os valores da Unimontes para as regiões onde ela atua”.

O professor Clélio Campolina cumpriu agenda de dois dias junto à Unimontes. Além da visita ao reitor e pró-reitores, nessa quarta-feira, pela manhã, participou da banca examinadora em defesa de dissertação do mestrado em Desenvolvimento Econômico e Estratégia Empresarial. E nesta quinta-feira, no auditório da Amams, foi um dos conferencistas no Fórum de Desenvolvimento da Área Mineira da Sudene, com abordagem sobre o cenário socioeconômico das regiões brasileiras.

 
UnimontesCampus Universitário Professor Darcy Ribeiro - Vila Mauricéia - Montes Claros - MG

Acesso Restrito