O teu browser naéo suporta flash. Favor reinstalar o plugin do Flash Joomla Random Flash Module by DART Creations
seta Universidade Estadual de Montes Claros - MG | Quinta-Feira, 21 de junho de 2018 | relogio 12:33

Unimontes na Exposição de Janaúba: apresentadas novas técnicas para a melhoria da produção no semiárido

DestaquesPrincipais.jpg

A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) marca presença na 37ª Exposição de Janaúba (Expô Janaúba), que acontece até o próximo domingo (10/6), no Parque de Exposições da cidade. A Universidade promove um ciclo de palestras, com entrada gratuita, além de mostrar as atividades do campus local em um estande temático. 

As ações são realizadas pelo Departamento de Ciências Agrárias, envolvendo os cursos de graduação de Agronomia e Zootecnia, além de programas de pós-graduação na área (mestrados e doutorado), ministrados também na unidade local.

No I Ciclo de Palestras “Unimontes no Parque” são apresentadas técnicas voltadas para a melhoria do sistema produtivo na região semiárida. O objetivo é divulgar junto aos produtores novas tecnologias, resultantes de estudos e pesquisas desenvolvidas na Fazenda Experimental da Unimontes, em Janaúba.

Na noite dessa terça-feira (5/6) ,foram proferidas as palestras sobre os cuidados no cultivo da banana (“Uso de bactérias no manejo de Fusarium x nematóides”), pela professora Adelica Xavier; e sobre as “Tecnologias para produção de manga no semiárido mineiro”, pelo professor Marlon Pereira. Ao longo do dia, o estande da Universidade no Parque de Exposições recebeu a visita de cerca de 400 alunos de escolas públicas (do ensino fundamental e médio) do município, que tiveram acesso às informações sobre os processos produtivos na região, métodos no desenvolvimento de pesquisas, a aplicação da física e da química nas atividades de gtraduação, além de dados a respeito as áreas de Agronomia e Zootecnia. Foram fornecidas, ainda, informações sobre a estrutura do campus local.

D1.jpg

Nesta quarta-feira (6/6), às 19 horas, será apresentada a palestra “Produção de galinha caipira no semiárido”, pela professora Mônica Maciel. Às 19h30, o tema em debate será “Produção de leite no semiárido”, com abordagem do professor José Reinaldo Ruas.

 O ciclo de palestras terá continuidade na quinta-feira, com as discussões sobre “Programa de Inseminação Artificial”, pelo professor José Eduardo Murta, às 19 horas; e “Escolha de capins para o semiárido mineiro” (19h30), pelo professor Virgilio Mesquita Gomes.

D2.jpg

Na sexta-feira, a temática será a criação de eqüinos, com as palestras: “Pelagem em cavalos” - abordagem pela professora Maria Dulcinéia da Costa, às 18 horas; e “Efeito do treinador nos resultados de premiação de cavalos”, pela professora Gerusa Silva, às 18h30.

No sábado, a programação será iniciada às 17 horas, com a palestra “Potencialidades de águas residuárias”, pelo professor Silvânio Santos. Às 17h30, serão mostrados os “Avanços tecnológicos nas culturas do feijão-comum e do feijão-caupi no semiárido mineiro”, pelo professor Abner Carvalho.

“A Produção de banana “Prata Gorutubana” em plantio adensado” será o enfoque da especialista Célia Siqueira, da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-MG), domingo, às 11 horas. No encerramento do Ciclo de Palestras, às 11h30, serão abordadas as “Culturas do abacaxi e do cacau como alternativas para o semiárido mineiro”, pelo professor Victor Maia.

 

 
 
UnimontesCampus Universitário Professor Darcy Ribeiro - Vila Mauricéia - Montes Claros - MG

Acesso Restrito