O teu browser naéo suporta flash. Favor reinstalar o plugin do Flash Joomla Random Flash Module by DART Creations
seta Universidade Estadual de Montes Claros - MG | Sábado, 26 de maio de 2018 | relogio 08:55

Startup Universitário: professora da Unimontes entre os 100 selecionados para o programa estadual

 

startup universitário-2018

A Universidade Estadual de Montes Claros é uma das instituições selecionadas para participar do programa “Startup Universitário”, do Governo de Minas Gerais. Professora doutora em Economia da Indústria e da Tecnologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mestre em Economia pela Universidade Federal de Minas Gerais, professora do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Econômico e Estratégia Empresarial do Departamento de Economia da Unimontes e Diretora Executiva da Incubadora de Empresa de Base Tecnológica (Inemontes), Sara Antunes foi selecionada para participar do programa, que contou com mais de 500 inscrições em todo o Estado. O resultado da seleção, que conta com a participação de outras IES do Norte de Minas, foi divulgado ao final de janeiro de 2018. 

Integrante da rede Minas Digital, o Programa “Startup Universitário” é uma iniciativa pioneira da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes) _ à qual a Unimontes está vinculada. O objetivo é despertar a cultura empreendedora e o desenvolvimento dos ecossistemas universitários nas instituições públicas e privadas de ensino superior de Minas. 

O programa possui várias etapas. "Nessa primeira fase, há a seleção e o envio do aceite por parte dos professores selecionados. Depois ocorrerá uma qualificação coordenada pela Sedectes. A terceira fase será o desenvolvimento de um plano de trabalho para cada professor atuar em sua instituição de ensino. Na fase 4, acontecerá o apoio ao desenvolvimento de startups universitárias, ou seja, apoio à criação dessas empresas que envolvam ciência e tecnologia", explica a professora da Unimontes. 

sara antunes-startup universitário

A seletiva traz uma importância pontual para a Unimontes, uma vez que o edital evidencia a oportunidade de destacar os empreendimentos dos acadêmicos da Universidade. "Com apoio da Sedectes, ampliam as chances de que sejam projetos que venham de fato a se transformar em empresas. Assim, a Universidade qualificaria seu corpo discente, tendo a oportunidade de inserir no mercado esses empreendimentos, podendo, com isso, gerar renda e empregos para as regiões de sua abrangência", acrescenta Sara Antunes. 

Ainda conforme a professora, o programa traz a possibilidade de melhor interface com outros agentes que atuam com inovação e empreendedorismo no Estado de Minas Gerais. "Tal rede de contatos é um ativo valioso no processo de desenvolvimento do empreendedorismo e a inovação no âmbito da Unimontes, por conseqüência na área de atuação da Unimontes", avalia a professora. 

O programa selecionou 100 professores de instituições públicas e privadas de ensino superior de Minas. Conforme o edital, a “Startup Universitário” pretende apoiar até 100 iniciativas de universidades na criação de protótipos e ambientar 34 espaços de ideação nos campus das instituições dos professores selecionados no edital. 

COMO FUNCIONA 

De acordo com o programa, cada IES poderia indicar até quatro professores. Em seguida, os professores responderiam um questionário e teriam os currículos analisados. "Assim, o resultado foi de acordo com o perfil de cada professor”, explica Sara. 

Além de capacitar, o programa apoia professores universitários para criar ações e programas nas instituições de ensino que deem aos alunos a oportunidade de desenvolver um comportamento empreendedor, incentivando a abertura de novos negócios, apoiando a transferência de tecnologias e aumentando o número de startups no âmbito universitário.

UnimontesCampus Universitário Professor Darcy Ribeiro - Vila Mauricéia - Montes Claros - MG

Acesso Restrito