O teu browser naéo suporta flash. Favor reinstalar o plugin do Flash Joomla Random Flash Module by DART Creations
seta Universidade Estadual de Montes Claros - MG | Domingo, 27 de maio de 2018 | relogio 14:19

Comunidades tradicionais do Norte de Minas mapeadas pelo Projeto Brasil Central/Nova Cartografia Social

 

Projeto Brasil Central

No período entre outubro/2017 e janeiro/2018, os integrantes dos povos tradicionais participaram de uma série de discussões promovidas pela Unimontes, sobre temas como territorialidade, cultura, memória e tradições, além dos impactos do agronegócio nessas comunidades tradicionais.

Os dados coletados estão associados às atividades desenvolvidas por intermédio do projeto “Conflitos Sociais e Desenvolvimento Sustentável no Brasil Central – Núcleo Minas Gerais”, vinculado ao projeto Nova Cartografia Social da Amazônia.  As professoras Andrea Narciso e Felisa Anaya, do Núcleo Interdisciplinar de Investigação Socioambiental (NIISA) da Unimontes são as coordenadoras. Elas também atuam como docentes do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Social.

25118950687_e004067ee6_z.jpg

Dentre os objetivos, conforme explicam as pesquisadores, está a construção coletiva do mapa e do croqui das comunidades e da articulação “Vazanteiros em Movimento”. Dentre as iniciativas desenvolvidas estão oficinas sobre de georreferenciamento e mapas, além de oficinas de comunicação e de imagens, com noções de entrevistas, fotografias e da utilização das redes sociais.

PRODUTOS

Como resultado dos trabalhos foi proposta a elaboração do boletim informativo, com o mapeamento social da Bacia Média Sanfranciscana, no Norte de Minas, e a produção de um fascículo referente à comunidade tradicional dos vazanteiros de Pau de Légua, que está sobreposta pelo Parque Estadual da Mata Seca (município de Manga) e outro fascículo referente à comunidade Buriti do Meio.

“O objetivo principal é o mapeamento social dos efeitos da expansão do agronegócio sobre os processos diferenciados de territorialização específica de povos e comunidades tradicionais”, revelam as pesquisadoras. O outro ponto é “dar visibilidade aos territórios tradicionais destes grupos”.

TRABALHO DE 11 UNIVERSIDADES

As atividades desempenhadas no Norte de Minas integram um projeto do “Grupo de Pesquisa do Brasil Central”, coordenado pelos professores Alfredo Wagner, da Universidade Estadual do Amazonas (UEA), e Helciane Araújo da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), composto de associações de povos e comunidades tradicionais e de pesquisadores acadêmicos de 11 universidades públicas do Maranhão, Bahia, Pernambuco, Piauí, Mato Grosso, Pará, Amazonas e Tocantins – além da associação voluntária da sociedade civil (Alternativa para a Pequena Agricultura no Tocantins (Apato).

39279491454_8363445859_z.jpg

As instituições participantes são lideradas pelo Programa de Pós Graduação em Cartografia Social e Política da Amazônia (PPGCSPA), da Universidade Estadual do Maranhão.

No âmbito da Unimontes, o Projeto Brasil Central é coordenado pelo PPGDS, NIISA e pelo Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Comunidades Tradicionais do Rio São Francisco (Opará) e, envolvem, ainda, o Departamento de Ciências Sociais, o Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Ambiente e Território (UFMG/Unimontes) e o Programa de Pós-Graduação em Geografia.

Pesquisadores participantes do projeto


Professora doutora Ana Paula Glinfskoi Thé – PPGDS / Unimontes
Professor doutor Rômulo Soares Barbosa – PPGDS / Unimontes
Professor doutor Marcos Esdras Leite – PPGEO / Unimontes
Professor doutor Cássio Alexandre da Silva – PPGEO / Unimontes
Professora doutora Maria Aparecida Oliveira de Carvalho – Depto Letras - Unimontes
Carlos Alberto Dayrell - doutorando / PPGDS – Unimontes
Lilian Maria Santos - doutoranda / PPGDS – Unimontes
Sérgio Leandro Souza Neves – doutorando / PPGDS – Unimontes
Adinei Almeida Crisóstomo – mestre – Unimontes (Bolsista de Apoio Técnico do Projeto)
Ana Flávia Rocha de Araújo – mestre – Unimontes
Dayana Martins Silveira – doutoranda CPDA/UFRRJ
Letícia Aparecida Rocha – mestre – Unimontes
Júlia Veloso dos Santos – mestranda – UFMG / Unimontes
Maria Cecília Cordeiro Pires – mestranda / PPGDS – Unimontes
Werônica Maria Brito – mestranda / PPGEO – Unimontes
João Gildásio Veloso Meira – mestrando / PPGEO – Unimontes
Matheus Vinícius Ferreira – Graduação/Geografia – Unimontes
Igor Luan Silva – Graduação/Ciências Sociais – Unimontes
Igor Medeiros Rocha – Graduação/Serviço Social – Unimontes
João Marcos Silva Moura – Graduação/Ciências Sociais – Unimontes
Larissa Mendes – Graduação/Ciências Sociais – Unimontes
Professora Andréa Jakubaszko - Depto de Ciências Sociais - Unimontes

 

UnimontesCampus Universitário Professor Darcy Ribeiro - Vila Mauricéia - Montes Claros - MG

Acesso Restrito