logo unimontes original

O teu browser naéo suporta flash. Favor reinstalar o plugin do Flash Joomla Random Flash Module by DART Creations
seta Universidade Estadual de Montes Claros - MG | Segunda-Feira, 19 de fevereiro de 2018 | relogio 23:05

Em nova fase, Editora Unimontes oficializa o lançamento de livros elaborados a partir de pesquisas acadêmicas

 

Lanca Livros2017

A Editora Unimontes oficializou o lançamento de quatro novas obras, produzidas por professores da Universidade Estadual de Montes Claros. A solenidade aconteceu nessa quarta-feira (20/12), no Museu Regional do Norte de Minas. As obras, agora apresentadas ao público, foram selecionadas através do Edital de Publicação realizado pela Editora e refletem o resultado do trabalho de pesquisa elaborado pelos seus autores.

O reitor João dos Reis Canela e o vice-reitor Antonio Alvimar Souza presidiram o evento, que contou com participação de professores, conselheiros editoriais, pesquisadores, alunos da graduação e dos mestrados e doutorados da Unimontes, além de representantes da comunidade.

Além do lançamento simultâneo, a cerimônia serviu também para destacar a nova fase da editora universitária. “Importante salientar o trabalho que a editora faz, quer na escolha das obras para publicação quer na forma como estes livros são tratados no âmbito da distribuição e divulgação”, disse o diretor da Editora Unimontes, professor Antônio Dimas Cardoso.

As obras lançadas foram “O Anel que Tu me Destes: Grande Sertão: Veredas – A história de Amor que virou livro”, da Professora Ivana Ferrante Rebello; “Leitura: um jogo de estratégias [meto] cognitivas”, das professoras Vanuze Cavalcante e Maria Clara Maciel; “A Escrita em Mosaico: Machado de Assis e as crônicas de ‘A Semana’”, do professor Osmar Pereira Oliva; e “Mineiros e Baianeiros: A configuração do englobamento, da exclusão do ‘entre-lugar’ em Minas Gerais”, do professor João Batista Almeida Costa.

Os autores enfatizaram a oportunidade de divulgação das pesquisas, produzidas a partir das dissertações e estudos de doutorados e pós-doutorados nas áreas de Letras e Antropologia.

AVANÇOS

Atualmente, a Editora Unimontes está integrada à Associação Brasileira de Editoras Universitárias (ABEU), o que lhe permite, entre outros benefícios, estar integrada ao Programa Nacional de Distribuição do Livro, de forma que a sua produção seja distribuída em nível nacional por meio de outras editoras universitárias, “bem como trazer para as regiões de abrangência da Unimontes a produção acadêmica realizada por outras editoras universitárias”, explica Dimas.

Autores Solenidade

Ainda no âmbito organizacional, a Editora Unimontes mantém parcerias com universidades de Portugal e da Suíça, o que confere uma maior visibilidade e prestígio sobre as obras que edita, “num patamar que a comunidade acadêmica merece”, salientou o diretor.

O vice-reitor Antonio Alvimar Souza salientou a questão do rigor na escolha das obras publicadas. “A Editora Unimontes toma uma direção extremamente importante que é priorizar, sobretudo, o trabalho acadêmico e o resultado das pesquisas da universidade, fazendo com que estes estudos sejam conhecidos de forma mais aprofundada”, salientou.

“As quatro apresentações, de forma bastante objetiva, realça a importância da Universidade em atender ao anseio de grandes mulheres e homens que pensaram um dia em implementar e desenvolver o ensino superior na região”, ressaltou o reitor, professor João dos Reis Canela. “Todo o trabalho desenvolvido até aqui se transforma numa realidade incontestável e nos dá, de forma bem aconchegante, a convicção de que estamos no caminho correto”, acrescentou.

Os livros podem ser adquiridos na sede da Editora Unimontes, que funciona no quiosque instalado no acesso ao prédio 2, próximo à Secretaria Geral, no campus da Universidade Estadual de Montes Claros.

UnimontesCampus Universitário Professor Darcy Ribeiro - Vila Mauricéia - Montes Claros - MG

Acesso Restrito