logo unimontes original

O teu browser naéo suporta flash. Favor reinstalar o plugin do Flash Joomla Random Flash Module by DART Creations
seta Universidade Estadual de Montes Claros - MG | Segunda-Feira, 11 de dezembro de 2017 | relogio 12:15

Livro “Gênero, insubmissão e violência” será lançado nesta sexta-feira (01) no Museu Regional

LIVRO CLAUDIA MAIAObra da Editora Unimontes

Será lançado nessa sexta-feira (01/12), às 19h, no Museu Regional do Norte de Minas, o livro “Gênero, insubmissão e violência”. A obra foi organizada pelas professoras Cláudia Maia, do Departamento de História da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), e  Luana Balieiro Cosme, doutoranda da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). 

Editado pela Editora Unimontes, o livro reúne resultados de pesquisas desenvolvidas pelo Grupo de Pesquisa e Estudos Gênero e Violência (GPEG) da Unimontes ao longo de 10 anos, completados em 2016. A obra está organizada em três partes que refletem o conjunto de abordagens das pesquisas desenvolvidas no GPEG. 

PRODUÇÃO DISCURSIVA DO GÊNERO

Intitulada “A produção discursiva do gênero”, a primeira parte aborda os discursos e as tecnologias de gênero que constroem o feminino, o masculino, o corpo, o desejo e a sexualidade, instituindo identidades, a partir de fontes variadas como o cinema, a literatura, a novela e a música. 

A segunda parte focalizada as resistências femininas às normas de gênero e a um padrão de comportamento feminino baseado em relações de submissão e dependência. Nos capítulos que integram essa parte, as resistências e insubmissões femininas são identificadas através da prática da escrita e da inserção em espaços construídos como tradicionalmente masculinos. 

Em sua terceira parte, o livro traz trabalhos que discutem a violência contra mulheres sob diferentes perspectivas: a partir do olhar sensível da literatura; das histórias de vida de mulheres das classes médias de Montes Claros; dos sistemas de saúde e das redes de atenção às mulheres em situação de violência em Barcelona/Espanha e Montes Claros; e a partir da precariedade da vida, definida pelo corpo e por enquadramentos que decidem as vidas que podem ser lesadas ou perdidas.

O lançamento do livro integra a programação da campanha “16 dias de ativismo pelo fim da violência contra mulheres”. Por esta razão, a solenidade será precedida da Mesa Redonda “Violência contra mulheres e a lei Maria da Penha”, às 19h. As autoras serão as debatedoras que desenvolveram pesquisas sobre violência de gênero. Logo após, às 20h terá o lançamento do livro.

SERVIÇO

Lançamento do livro “Gênero, insubmissão e violência”

Data: 01/12/2017

Horário: 19h

Local: Museu Regional do Norte de Minas. Rua Cel. Celestino, 75, Centro.

Informações: 3229-8060 

UnimontesCampus Universitário Professor Darcy Ribeiro - Vila Mauricéia - Montes Claros - MG

Acesso Restrito