logo unimontes original

O teu browser naéo suporta flash. Favor reinstalar o plugin do Flash Joomla Random Flash Module by DART Creations
seta Universidade Estadual de Montes Claros - MG | Segunda-Feira, 11 de dezembro de 2017 | relogio 12:16

III Colóquio Michel Foucault começa nesta terça (28) com vasta programação e lançamento de livro do pesquisador Roberto Machado

Roberto-Machado-UFRJ.jpg

De 28 a 30 de novembro, professores, acadêmicos e pesquisadores das áreas de Filosofia e História estarão reunidos no III Colóquio Michel Foucault da Universidade Estadual de Montes Claros. O evento é organizado pelo grupo de Pesquisa "Pensamento Contemporâneo", do Departamento de Filosofia, em parceria com o Programa de Pós-graduação em História da Unimontes. 

Nesta edição, o colóquio destaca o tema "Vidas Precárias no Contexto da Biopolítica" que será abordado em palestras, mesas redondas, conferências e comunicações livres. Pesquisadores de outras Instituições de Ensino Superior também participam do evento cientifico, em especial, professores e acadêmicos das Universidades Federais do Paraná, de Minas Gerais, de Ouro Preto e de Uberlândia. 

Conforme os organizadores, o III Colóquio Michel Foucault abre espaço para pensar o estado atual das vidas que se encontram sob o risco da morte pela política contemporânea neoliberal. Abre ainda a perspectiva de debate a partir de outros autores como Giorgio Agamben, Judith Butler e Hannah Arendt sobre algumas questões relacionadas ao estudo do fascismo, racismo e guerras.

Ainda de acordo com a organização, “o colóquio se dedica a uma questão urgente: vidas precárias que circulam pelas ruas das cidades, verdadeiras populações flutuantes, muitos sem lugar, sem casa, sem trabalho, sem presente nem futuro”. 

Confira programação completa

LANÇAMENTO DE LIVRO

Dentro da programação, está previsto o lançamento do livro “Impressões de Michel Foucault” do mestre e doutor em Filosofia pela Université Catholique de Louvain (Bélgica), professor e pesquisador Roberto Cabral de Melo Machado. Será na quinta-feira (30) às 18h30 no auditório do Centro de Educação Profissional e Tecnológico (CEPT) da Unimontes. 

Roberto Machado é Bacharel em Filosofia pela Universidade Católica de Pernambuco (1965), Mestre (1969) e Doutor (! 981) em Filosofia pela Université Catholique de Louvain, na Bélgica. Foi ouvinte na Universidade de Heidelberg, no ano letivo 1969-70, fez vários estágios no "Collège de France", sob a orientação de Michel Foucault, entre 1973 e 1980, e Pós-doutorado na Universidade de Paris VIII, com Gilles Deleuze, em 1985-86. É professor titular aposentado do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da UFRJ. É consultor ad hoc do CNPq, da CAPES, da FAPERJ, da FAPESP e coordenador da "Biblioteca de Filosofia" da Graal, da "Biblioteca de Filosofia" da Forense Universitária, e da coleção "Estéticas" da Zahar. É autor de vários livros com estudos sobre temas do trágico e da racionalidade e linhas de pesquisa acerca da Estética; Ontologia, História da Filosofia.    

SERVIÇO
III Colóquio Michel Foucault -  “Vidas Precárias no Contexto da Biopolítica”
Data: 28 a 30 de novembro de 2017
Local: Auditório Centro de Educação Profissional e Tecnológico (CEPT)

Endereço: Rua Coronel Celestino 65 – Centro - Montes Claros - MG

Site oficial do evento:  https://3coloquiofoucault.wixsite.com/foucaultbeer

 

UnimontesCampus Universitário Professor Darcy Ribeiro - Vila Mauricéia - Montes Claros - MG

Acesso Restrito