logo unimontes original

O teu browser naéo suporta flash. Favor reinstalar o plugin do Flash Joomla Random Flash Module by DART Creations
seta Universidade Estadual de Montes Claros - MG | Segunda-Feira, 11 de dezembro de 2017 | relogio 12:10

Morre Luiz de Paula, um dos pioneiros do ensino superior do Norte de Minas

Luiz de Paula 3 - Cópia

Faleceu nesta quinta-feira (23/11), em Montes Claros, o empresário Luiz de Paula Ferreira, pioneiro e benfeitor do ensino superior do Norte de Minas. Advogado, escritor, ex-deputado federal e ex-vice-prefeito, ele fundou na década de 1960 os primeiros cursos superiores da região, com a criação da Fundação Educacional Luiz de Paula (Felp), mantenedora da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (Fafil), primeira unidade incorporada pela extinta Fundação Norte Mineira de Ensino Superior (FUNM), transformada na Universidade Estadual de Montes Claros. 

Em 27 de junho de 2017, Luiz de Paula Ferreira completou 100 anos.  O enterro foi marcado para as 17 horas desta quinta-feira, com o corpo sendo velado na antiga sede da Câmara Municipal de Montes Claros. 

Resultado de imagem para luiz de paula ferreira

O empresário Luiz de Paula Ferreira nasceu no município norte-mineiro de Várzea da Palma e radicou-se em Montes Claros.  Ele escreveu o livro "Na Venda de meu Pai", reeditado pela Editora Unimontes, em 2006, ano em que também foi adotado no vestibular da instituição.  Também é da autoria dele a música "Montes Claros, Vovó Centenária", composição original para as comemorações pelos 100 anos de emancipação da cidade, em 1957. Entre outros empreendimentos que criou, ele foi sócio-fundador da Coteminas, uma das maiores indústrias têxteis do País. Também foi vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg). 

 

A morte do pioneiro do Ensino Superior do Norte de Minas foi lamentada pelo reitor da Unimontes, professor João dos Reis Canela. “Manifestamos o nosso imenso pesar pelo falecimento de Luiz de Paula Ferreira, que foi dos mais exponenciais pioneiros do ensino superior e do progresso da nossa região. Além de ter atuado de forma determinante na criação dos nossos primeiros cursos, ao longo dos anos, ele sempre ofereceu uma elevada contribuição para o bom funcionamento e para o crescimento da universidade", destaca o professor João Canela. 

“Luiz de Paula foi um homem além do seu tempo, somando o espírito empreendedor, liderança, capacidade intelectual e criação poética”, acrescenta o reitor. 

 

HISTÓRICO

Luiz-de-Paula

A Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (Fafil), a primeira unidade de ensino superior do Norte de Minas, surgiu em 1963, tendo como mantenedora a Fundação Educacional Luiz de Paula (Felp). Em 13 de abril de 1963, foram iniciadas as atividades dos cursos de Geografia, História, Letras e Pedagogia nas instalações do Colégio Imaculada Conceição. 

Juntamente com Luiz de Paula, tiveram atuação destacada na criação dos primeiros cursos superiores da região as professoras Isabel Rebello de Paula (esposa do empresário e ex-deputado), Maria Isabel (Baby) Figueiredo Sobreira, Maria da Consolação (Mary) Figueiredo Cowen e Maria Florinda Ramos Marques e o professor Jorge Ponciano Ribeiro. 

Em 1965, os cursos foram transferidos para o casarão da antiga Fafil, localizado na Rua Coronel Celestino, 75, no Centro Histórico de Montes Claros, onde, atualmente, funciona o Museu Regional do Norte de Minas (MRNM). Em 1966, a Fafil foi desvinculada da Fundação Educacional Luiz de Paula e passou a integrar a antiga FUNM, transformada na Universidade Estadual de Montes Claros pela Constituição Mineira de 1989. 

UnimontesCampus Universitário Professor Darcy Ribeiro - Vila Mauricéia - Montes Claros - MG

Acesso Restrito