logo unimontes original

O teu browser naéo suporta flash. Favor reinstalar o plugin do Flash Joomla Random Flash Module by DART Creations
seta Universidade Estadual de Montes Claros - MG | Segunda-Feira, 11 de dezembro de 2017 | relogio 12:10

Simpósio discute avanços de diagnóstico por imagem em Montes Claros

Evento tem participação das ligas acadêmicas da Unimontes

radiologia-imagem-destaque - Cópia

 

Promover a troca de experiências e reflexões críticas da abordagem dos exames de imagem e sua evolução na saúde. Este é um dos principais objetivos do I Simpósio de Radiologia e Diagnóstico por Imagem do Norte de Minas, que será realizado nesta sexta-feira e sábado, 24 e 25 de novembro, no Espaço OAB Eventos, em Montes Claros. A iniciativa é do Grupo Ressonar Imagens Médicas, em parceria com a Liga Acadêmica Norte Mineira de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (Radioliga) com a Liga Acadêmica Norte Mineira de Cancerologia, ambas da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). 

Conforme  a acadêmica do curso de medicina da Unimontes  Vanessa Martins Pereira, da Radioliga, a proposta do evento "é promover um espaço de atualização da radiologia e diagnóstico por imagem na medicina, agregando conhecimentos entre os profissionais e acadêmicos, e discutir a importância dessas inovações para a saúde dos pacientes e benefícios para a sociedade e a comunidade como um todo". 

A abertura oficial está marcada para esta sexta-feira (24), às 19 horas, com a palestra magna do médico Augusto Gonçalves dos Santos Filho, especialista em imaginologia. Logo em seguida será proferida a palestra “Direito Médico”, pela especialista Ana Carolina Léo. 

Durante o encontro serão abordadas as novas práticas de diagnóstico por imagem. “Os métodos de diagnóstico por imagem estão em constante renovação e incorporação de novas tecnologias, tudo em favor da saúde e do bem-estar da população. Quanto mais precoce o diagnóstico, maiores as chances de cura dos pacientes. Daí a importância do setor de imagem para exames complementares, detecção e prevenção de doenças”, destaca a organização do evento. Os organizadores lembram ainda que a alta tecnologia e aprimoramento dos profissionais de saúde têm papel fundamental no tratamento eficaz de doenças. 

A expectativa é de receber 250 participantes, entre médicos, outros profissionais de saúde (generalistas e especialistas) e acadêmicos de medicina em um ambiente de aprendizado e debate para construção do conhecimento e sensibilização. Além de palestras proferidas por profissionais renomados, haverá a apresentação de trabalhos científicos. Serão premiados os melhores trabalhos. 

O avanço da tecnologia oferece exames cada vez mais sofisticados e precisos, tornando tomografias, ultrassonografias, ressonâncias magnéticas e exames da Medicina Nuclear como cintilografias e PET/CT, mais importantes nos diversos setores da Medicina. “Na cardiologia, as imagens anatômicas e funcionais aplicadas de forma correta evitam procedimentos invasivos desnecessários e dão suporte a uma melhor conduta médica”, avalia a médica nuclear Isabela Silvério. O nível de segurança aumenta e influencia nos tratamentos de saúde oferecidos à população, observa a especialista. 

Por sua vez, a radiologista Simone Sá lembra que “antes de iniciar um tratamento, por exemplo, o médico precisa saber qual o caminho mais seguro a seguir e saber exatamente os órgãos prejudicados. Com os exames de imagem é possível avaliar a região onde está à doença bem como a sua extensão, auxiliando na decisão de qual será a melhor forma para conduzir o tratamento”. 

“Alguns exames passaram a ser utilizados também para guiar procedimentos intervencionistas destinados tanto ao diagnóstico quanto ao tratamento das mais diversas patologias. As biópsias estão entre os procedimentos em que a imagem intervencionista é amplamente utilizada”, ressalta o especialista Augusto Gonçalves Filho.

SERVIÇO:

I Simpósio de Radiologia e Diagnóstico por Imagem do Norte de Minas

Data: 24 e 25 de novembro

Local: Espaço OAB Eventos- Montes Claros (MG)

Informações: www.gruporessonar.com.br/simposio

Telefone: (38) 3221-0331

UnimontesCampus Universitário Professor Darcy Ribeiro - Vila Mauricéia - Montes Claros - MG

Acesso Restrito