logo unimontes original

O teu browser naéo suporta flash. Favor reinstalar o plugin do Flash Joomla Random Flash Module by DART Creations
seta Universidade Estadual de Montes Claros - MG | Sexta-Feira, 24 de novembro de 2017 | relogio 00:19

Discutida proposta de parceria entre Unimontes e UFOP para as áreas ambiental e de saúde

 

Visita ProfDulceMaria

A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) deverá realizar ações conjuntas com a Universidade Federal de Ouro Preto na preservação e no desenvolvimento ambiental e áreas afins. A proposta de parceria foi discutida na manhã desta sexta-feira (10/11) em visita da professora e pesquisadora Dulce Maria Pereira, coordenadora do Laboratório de Arquitetura, Urbanismo, Engenharias e Processos para Sustentabilidade, da UFOP, em visita ao reitor da Unimontes, professor João dos Reis Canela.

Com formação nas áreas de Antropologia e Arquitetura, a professora Dulce Maria Pereira já atuou por vários anos como diplomata na secretaria executiva na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. Ela visita a Unimontes como convidada para o 11º Fepeg, onde ministrou palestra sobre o Racismo Institucional: a Luta das Universidades, em que cobrou a maior valorização da cultura de comunidades tradicionais na produção do conhecimento científico.

Durante o encontro, que teve a participação de pró-reitores, a docente da UFOP ressaltou que a Unimontes tem atuação destacada em várias áreas, como meio ambiente e direitos humanos. Ela mencionou como destaque o Programa de Pós-Graduação Stricto sensu em Desenvolvimento Social (PPGDS), “que é uma referência no País”.

Dentro desse contexto, explicou a pesquisadora, a Unimontes poderá firmar parceria com a UFOP para o desenvolvimento de ações conjuntas nas áreas do ensino, pesquisa e extensão, aproveitando as experiências e as potencialidades e com perspectiva de pesquisas e projetos de repercussão internacional, em sintonia com o interesse dos países emergentes do Brics: China, Índia, Rússia e África do Sul, além do Brasil.

Paineis Pesquisa ProfDulceReitor

Os pró-reitores de Extensão também falaram sobre projetos de pesquisa e cursos de pós-graduação da Unimontes que poderiam ser inseridos na parceria, como o trabalho junto ao quilombolas e outras comunidades tradicionais e pesquisas na área da saúde, especialmente no Norte de Minas.

REPARAÇÃO DE DANOS DA TRAGEDIA DE MARIANA

No encontro na Reitoria, a professora Dulce Maria lembrou que a Universidade Federal de Ouro Preto será responsável por estudo que visa analisar as medidas de contenção de danos provocados pelo rompimento da barragem de rejeitos Fundão, da mineradora Samarco, em Mariana, junto às comunidades ribeirinhas do Vale do Rio Doce.

O trabalho está previsto em Termo de Ajustamento de Condutas (TAC) firmado pelo Ministério Público Estadual de Minas Gerais (MPMG/Comarca de Mariana) com a empresa mineradora. O TAC objetiva a reparação dos danos materiais e patrimoniais e o desenvolvimento socioambiental dos territórios atingidos pelo desastre da barragem do Fundão, ocorrido em 5 de novembro de 2015.

Reuniao UFOP Unimontes

A representante da UFOP salientou que, com a sua experiência, a Unimontes também poderá contribuir no estudo que visa o controle dos impactos da tragédia de Mariana, que serão realizados em parceria com a Cáritas Diocesana e com o próprio Ministério Público Estadual.

O reitor João dos Reis Canela destacou a importância da visita e agradeceu as referências positivas à instituição. Ele enfatizou que a parceria com a UFOP será altamente profícua para a Universidade Estadual de Montes Claros. Nesse sentido, em breve deverá ser realizada outra reunião entre representantes das duas universidades, a fim de estreitar as relações e consolidar a parceria.

UnimontesCampus Universitário Professor Darcy Ribeiro - Vila Mauricéia - Montes Claros - MG

Acesso Restrito