logo unimontes original

O teu browser naéo suporta flash. Favor reinstalar o plugin do Flash Joomla Random Flash Module by DART Creations
seta Universidade Estadual de Montes Claros - MG | Sexta-Feira, 24 de novembro de 2017 | relogio 00:20

PIBID alcança a sexta edição em Seminário e pede maior valor às ações na formação de professores

CAPA_DO_SITE.jpg

A importância fundamental da educação e da formação de professores foi ressaltada na manhã desta quinta-feira (9/11), no VI Seminário Institucional do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), no campus-sede da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). O evento foi promovido na quadra 1 do Centro Esportivo Universitário, dentro da programação do 11º Fórum de Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão (Fepeg), que prossegue até este sábado (11/11). Na oportunidade, o reitor da Unimontes, professor João dos Reis Canela, proferiu a palestra “Formação Docente em tempos de crise”.

O evento reuniu professores e bolsistas do Pibid do campus-sede e dos demais campi da Universidade. A Unimontes tem 1.600 alunos dos cursos de licenciatura inseridos no Pibid, sendo a instituição de ensino superior do País com maior número de bolsistas no programa. Nesta sexta-feira, de 8 às 12 horas, haverá a apresentação de cerca de 450 trabalhos desenvolvidos pelos bolsistas em salas do Centro de Ciências Humanas (CCH/prédio 2 do campus).

Na oportunidade, a coordenadora institucional do Pibid no âmbito da Unimontes, professora Silvana Diamantino França, ressaltou o papel do programa na formação de professores e destacou a importância da mobilização que acontece em nível nacional para garantir a manutenção do Programa pelo Ministério da Educação (MEC). A vigência das bolsas termina ao final de 2017. Lembrou que as ações para garantir a permanência do programa conta com o apoio da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem) e outras entidades e lideranças políticas.

seminario pibid fepeg reitor

 VALOR DO TRABALHO

O vice-reitor Antonio Alvimar Souza enfatizou o papel fundamental da educação na vida das pessoas, ressaltando também o valor do trabalho dos professores. “O educador tem grande importância para a sociedade, por oferecer a contribuição para a formação das futuras gerações. E por meio da educação que é construído o modelo de civilização”, disse o vice-reitor.

Ao proferir a palestra “Formação Docente em Tempos de Crise”, o reitor João Canela enalteceu a relevância do Pibid e reafirmou o apoio da Reitoria ao programa. Ele falou sobre os desafios da formação de professores na atual conjuntura, ressaltando também a importância da atuação da categoria. “Ser professor é compartilhar conhecimentos com a sociedade no sentido de buscar dias melhores, disse. Além disso, defendeu “a valorização e o estímulo ao ingresso na Licenciatura” como estratégia para a melhoria do ensino.

Para o reitor da Unimontes, as ações devem ser efetivadas para a qualificação dos professores e a consequente melhoria do ensino em todos os níveis. “Há necessidade de implementação de políticas públicas que promovam o desenvolvimento das pessoas. É preciso criar condições para que as escolas possam se desenvolver e melhorar a formação de estudantes/professores”, observou. Ele também destacou ainda a importância da interação entre os professores e a comunidade escolar na educação básica.

UnimontesCampus Universitário Professor Darcy Ribeiro - Vila Mauricéia - Montes Claros - MG

Acesso Restrito