seta Universidade Estadual de Montes Claros - MG | Sexta-Feira, 24 de novembro de 2017 | relogio 00:35

Para pesquisadora da UFJF, Unimontes se consolida como centro em estudos do lazer

Conferencia SaraSouttoMayor

Um projeto consolidado como é o do Ludens abre perspectivas extremamente favoráveis para que a Unimontes, em questão de tempo, tenha o seu próprio programa de pós-graduação Stricto sensu concentrado nos estudos do lazer. A observação é da professora Sara Soutto Mayor, docente da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF - campus Governador Valadares), ao ministrar a conferência de abertura do Seminário “10 Anos”, do Laboratório de Estudos, Pesquisas e Extensão do Lazer, da Unimontes.

Com palestras, mesas redondas e exposições, o evento acontece nesta quinta-feira (9/11), no auditório do Centro de Educação a Distância, no campus-sede, e prossegue até o início da noite. O Seminário integra a programação oficial do 11º Fórum de Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão (Fepeg), da Unimontes.

Na abertura, o pró-reitor adjunto de Extensão e coordenador do Fepeg, Paulo Eduardo Gomes de Barros, destacou o interesse dos acadêmicos e professores da educação física no fomento ao debate sobre as práticas acadêmicas associadas ao eixo ensino, pesquisa e extensão. Coordenador do Ludens, o professor Georgino de Souza Neto lembrou que, mesmo como uma temática relativamente nova no ambiente universitário, o lazer quebra paradigmas ao produzir estudos que possam fomentar as políticas públicas.

ASSOCIAÇÕES

Sara é doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos do Lazer (PPGEL), da UFMG, único do gênero em todo o País, e integra o Grupo de Estudos sobre Futebol e Pesquisa (GeFUT/UFMG). Ela destaca como essencial o diálogo que a Unimontes, por meio do Ludens, mantém com as outras universidades brasileiras que já desenvolvem projetos associados à temática, o que vislumbra a oportunidade de maior ascensão.

Apresentacao Ludens

“Quem sabe, diante da projeção de crescimento do Laboratório aqui da Unimontes, esta relação com as demais instituições seja ampliada também em países vizinhos, como Uruguai e Argentina”, acrescenta.

A pesquisadora, que em sua conferência apresentou números da pesquisa “O Lazer dos Brasileiros”, desenvolvida pela UFMG e parceiros a partir de sugestão do Ministério do Esporte, destaca que o bom relacionamento com as demais instituições deve ser somado à qualificação do corpo docente vinculado ao Ludens, o envolvimento de acadêmicos e o desenvolvimento de iniciativas pioneiras, como a oferta de uma pós-graduação gratuita, “algo inovador” e que já está finalizando a primeira turma.

Maik Castro Maia graduou-se em Educação Física pela Unimontes em 2012 e acaba de concluir a pós-graduação Lato sensu em Estudos do Lazer. Para ele, a iniciativa do Ludens amplia oportunidades para a qualificação profissional, além do incentivo à permanência do educador físico no ambiente acadêmico. “O seu trabalho passa a estar associado à pesquisa, o que permite um maior compartilhamento e maior visibilidade profissional”, disse.

NÚMEROS

pro reitorLudensBaseada nas metodologias de amostragem do IBGE na realização dos censos populacionais, a pesquisa “O Lazer dos Brasileiros”, finalizada em 2013, revela que, embora a promoção social seja um direito constitucional, as políticas públicas neste segmento são quase inexistentes. “Há pelo menos seis artigos na Constituição Federal de 1988 que garante ao brasileiro o direito social ao lazer, mas, na prática a realidade é bem diferente”, explica Sara.

O estudo revela que, entre os homens brasileiros, 64% praticam alguma atividade de lazer de natureza física/esportiva, quase o triplo se comparado às mulheres (20,6%). A prática, ainda conforme a pesquisa, está mais associada à questão de tempo disponível e aos recursos financeiros, do que propriamente às condições de infraestrutura e a aplicação de políticas públicas.

Os dados caracterizam, também, como o lazer é entendido pela população nacional: atividades físicas, esportivas, sociais, artísticas, intelectual e de turismo. Revela, ainda, os hábitos e os anseios dos brasileiros a partir de perfis como grau de instrução e sexo. Foram ouvidas 2,4 mil pessoas em todas as regiões do País.