logo unimontes original

O teu browser naéo suporta flash. Favor reinstalar o plugin do Flash Joomla Random Flash Module by DART Creations
seta Universidade Estadual de Montes Claros - MG | Terça-Feira, 12 de dezembro de 2017 | relogio 13:15

Unimontes receberá a visita do diretor geral dos programas e de bolsas de estudo da Capes/MEC

 

Geraldo Nunes Capes

Conhecer as plataformas de pesquisas e da pós-graduação da principal instituição de ensino superior para o Norte de Minas, Noroeste, Centro e Vales do Jequitinhonha e do Mucuri,com abrangência em cerca de 40% do Estado. Este é o objetivo da inédita visita que o diretor geral de Programas e Bolsas de Estudo, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (Capes), professor Geraldo Nunes Sobrinho, fará à Universidade Estadual de Montes Claros. Será no próximo dia 24, com programação pela manhã e à tarde.

Vinculada ao ministério da Educação (MEC), a Capes é o principal agente de fomento da pós-graduação do Brasil e aparece entre as cinco mais respeitadas agências de avaliação e acompanhamento da pós-graduação mundial. Ainda na agenda junto aos gestores, pesquisadores e docentes da Unimontes, o doutor Geraldo Nunes se reunirá com os coordenadores, professores e estudantes dos programas institucionais de pós-graduação Stricto sensu.

Na avaliação quadrienal mais recente, divulgada em setembro, segundo a Capes/MEC, entre os 19 cursos de mestrado e doutorado, a Universidade Estadual de Montes Claros manteve a estabilidade na maioria dos programas, com conceito 3. Sete deles alcançaram conceitos acima de 4, considerados bons e muito bons e o programa na área de Ciências da Saúde foi o melhor avaliado, com conceito 6, de “Excelência Nacional e Internacional”.

Os mestrados em Biodiversidade, História, Geografia, Zootecnia, Desenvolvimento Econômico e Estratégia Empresarial, assim como alguns mestrados em Rede e Associação mantiveram o conceito 3.

Os mestrados de Biotecnologia e de Letras/Estudos Literários mudaram do conceito 3 para o 4 e trabalham, agora, com a possibilidade de encaminhamento do pleito para a oferta do doutorado nas respectivas áreas. Ainda conforme a avaliação da Capes, os programas de Pós-Graduação em Desenvolvimento Social (mestrado e doutorado), de Produção Vegetal no Semiárido (mestrado e doutorado), de Cuidado Primário em Saúde (mestrado) e o mestrado profissional em Letras (PROFLetras) mantiveram o conceito 4.

Geraldo Nunes foi diretor geral do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e coordenador de programas no exterior da própria Capes, além de diversas funções na administração pública, diretamente associadas à Ciência e Tecnologia.

UnimontesCampus Universitário Professor Darcy Ribeiro - Vila Mauricéia - Montes Claros - MG

Acesso Restrito