logo unimontes original

O teu browser naéo suporta flash. Favor reinstalar o plugin do Flash Joomla Random Flash Module by DART Creations
seta Universidade Estadual de Montes Claros - MG | Terça-Feira, 12 de dezembro de 2017 | relogio 13:16

PPGDS promove talk para esclarecer dúvidas sobre ingresso em mestrado e doutorado

 

talk-mestrado

Tornar acessível à comunidade acadêmica e ao público em geral os procedimentos, etapas e o processo de ingresso de pesquisadores em Programas de Pós-Graduação da Unimontes. Numa espécie de talk, a coordenação do Programa de Pós-Graduação de Desenvolvimento Social (PPGDS) e bolsistas promoveram, na manhã desta sexta-feira (6/10), um encontro com candidatos e interessados nas linhas de pesquisa do mestrado e doutorado, que estão com inscrições abertas até 31 de outubro. A oferta é de 20 vagas, com início das atividades em 2018. Mais informações no portal eletrônico www.ppgds.unimontes.br

A experiência cumpriu os objetivos da coordenação, para dar visibilidade e transparência ao processo de ingresso e às atividades do programa. Foi o que atestou a mestranda do programa, Luciana Maia. "Superou nossas expectativas. A maioria dos participantes não sabia que há intercâmbios como representantes da Unimontes em projetos e pesquisas fora da Universidade. Foi um momento bastante esclarecedor", afirma. Ela dividiu os momentos de interlocução com a também pesquisadora/doutoranda Isabela Veloso. 

PROJETO-PILOTO E CONCEITO 

Concebido em 2004, como o primeiro programa de mestrado institucional da Unimontes, o PPGDS desempenha papel relevante na academia, com impactos positivos na formação de profissionais e pesquisadores qualificados, especialmente diante do cenário de estudos e pesquisas voltadas para a realidade regional. Na última avaliação quadrienal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes, do MEC), por exemplo, o programa manteve o Conceito 4 – considerado muito bom. 

professora-mestrado-ppgds

Atualmente, o programa apresenta um portfólio de 210 dissertações defendidas, com vasta produção de conhecimento em pesquisas sobre desenvolvimento social relacionadas à desigualdade, pobreza, exclusão, justiça ambiental, políticas públicas, gênero, raça, públicos minoritários como: comunidades tradicionais, entre outros temas que envolvem a sociedade, principalmente da região Norte de Minas Gerais. As produções estão disponíveis na biblioteca virtual do PPGDS. 

A proposta de esclarecer o acesso ao PPGDS é um projeto-piloto que a coordenação pretende replicá-lo em outras edições, a partir de 2018, quando serão abertas vagas para disciplinas isoladas em várias linhas de pesquisa. "Entendemos ser necessário dar um retorno para a sociedade sobre o que produzimos. E este momento é fundamental para esclarecer toda parte instrumental, de como se dão as etapas da nossa pesquisa, investimentos", acrescenta Maia.

UnimontesCampus Universitário Professor Darcy Ribeiro - Vila Mauricéia - Montes Claros - MG

Acesso Restrito