logo unimontes original

O teu browser naéo suporta flash. Favor reinstalar o plugin do Flash Joomla Random Flash Module by DART Creations
seta Universidade Estadual de Montes Claros - MG | Quarta-Feira, 13 de dezembro de 2017 | relogio 15:48

Com suporte do Governo do Estado, Unimontes investe R$ 800 mil em novo sistema de câmeras de segurança

Novas cameras A Universidade Estadual de Montes Claros investe na melhoria e no aprimoramento das ações de segurança e de vigilância no campus-sede e unidades vinculadas. Estão em andamento os serviços de implantação do novo sistema de câmeras de vídeo, com o trabalho de técnicos e especialistas em todos os prédios. Os investimentos são da ordem de R$ 800 mil, viabilizados com recursos do Tesouro do Estado de Minas Gerais, na aquisição de equipamentos como câmeras, cabeamento de rede e central de monitoramento.

Conforme dados da Diretoria de Gestão de Campi, vinculada à Pró-Reitoria de Planejamento, Gestão de Finanças, o trabalho consiste na instalação de 265 câmeras (112 externas e 154 internas). Destas, 220 unidades estão programadas para o campus-sede, com distribuição nos prédios 1, 2, 3, 5 e 6, Centro de Educação a Distância (CEAD), Biblioteca, Centro Esportivo Universitário (inclusive quadras e piscina), Centro Tecnológico, Centro de Pesquisas em Ciências Humanas, Restaurante Universitário, Anfiteatro, Almoxarifado, além dos Laboratórios de Biologia e as portarias Leste e Norte.

As demais 45 câmeras serão instaladas nas dependências do Centro de Educação Profissional e Tecnológica (CEPT), Policlínica Doutor Hermes de Paula e Museu Regional do Norte de Minas (MRNM).

“Com estes investimentos, conquistados graças ao apoio do Governo de Minas Gerais, estamos garantindo a segurança e a tranquilidade dos professores, alunos, servidores técnico-administrativos e visitantes do campus-sede. Esta é uma ação voltada para assegurar o bem-estar da comunidade”, afirma o reitor João dos Reis Canela.

Novas cameras1

O pró-reitor de Planejamento, professor Roney Versiani Sindeaux, explica que a contratação da empresa especializada para a vigilância e segurança eletrônica foi feita por meio de licitação (Pregão 025/2017), no dia 3 de agosto. Conforme os termos assinados, a contratação será efetivada em regime de comodato, com vigência de um ano – prorrogável por igual período. Independente do tempo de permanência da empresa, os equipamentos pertencem à Universidade.

SISTEMA OLHO VIVO

Entre as novidades nos aparelhos em instalação no campus-sede estão duas câmeras semelhantes às do “Sistema Olho Vivo”, tática de vigilância da Polícia Militar de Minas Gerais. O equipamento permitirá o monitoramento simultâneo em 360 graus, em dois pontos estratégicos do campus-sede, considerando o maior fluxo de pessoas e de veículos nos três turnos de funcionamento da Universidade.

O diretor de Gestão de Campi, Humberto Velloso Reis, acrescenta que o contrato garante, também, o funcionamento da central de monitoramento eletrônico permanente, para a observação e gravação das imagens coletadas por todo o sistema de câmeras eletrônicas adotadas pela Unimontes.

O processo de instalação das câmeras, conforme o cronograma estabelecido pela empresa em acordo com a Unimontes, deverá durar por dois meses.

UnimontesCampus Universitário Professor Darcy Ribeiro - Vila Mauricéia - Montes Claros - MG

Acesso Restrito