logo unimontes original

O teu browser naéo suporta flash. Favor reinstalar o plugin do Flash Joomla Random Flash Module by DART Creations
seta Universidade Estadual de Montes Claros - MG | Terça-Feira, 21 de novembro de 2017 | relogio 01:09

Ciências Sociais e Artes desenvolvem projeto sobre o isolamento provocado pelo mundo virtual; será nesta segunda

 

cartaz PCS

Uma crítica sobre o isolamento que as pessoas causam a si próprias, a partir do envolvimento intenso com o universo digital dos computadores, telefones celulares, tablets e outras ferramentas tecnológicas. Este é o tema do projeto “Encontro e Debates – A Solidão e o Não-Lugar na Sociedade Contemporânea”, que a Universidade Estadual de Montes Claros realiza na próxima segunda-feira (4/9). A partipação é gratuita e aberta ao público em geral.

A promoção envolve o Departamento de Política e Ciências Sociais e o Departamento de Artes, com o envolvimento de professores e acadêmicos dos cursos de Teatro e de Ciências Sociais.

As atividades têm início às 19 horas, com o credenciamento dos participantes e palestra sobre o tema central com os professores Rafael Baioni e Jorge Alessandro, seguida de mesa redonda, que terá, além dos palestrantes, os professores Gy Reis Gomes de Brito (organizador) e Bruno Saliba (mediador).

Na sequência, três abordagens: “O Conceito de Não-Lugar na obra de Marc Augé”, com Jorge Alessandro, “A Psicologia e a Solidão na Contemporaneidade”, com Rafael Baioni, e “Perspectiva Antropológica da Solidão na Modernidade”, com o professor Gy Reis.

O encerramento dos trabalhos será marcado pela apresentação da peça teatral “Sós”, encenada pelos acadêmicos do 1º período do curso de Artes/Teatro da Unimontes. “A apresentação revela a experiência final do trabalho desenvolvido junto à disciplina “Antropologia e Sociologia”, do curso de Artes. Trata-se de uma reflexão sobre a solidão na vida contemporânea e a ausência de referências, identidades e memórias, a partir da obra do antropólogo francês Marc Augé”, resume o professor Gy Reis, coordenador geral do evento.

Ainda na peça serão destacadas duas referências aplicadas ao enredo: poemas de Jorge de Souza Araújo e a obra do cantor e compositor Tom Zé, na música “Só”.

UnimontesCampus Universitário Professor Darcy Ribeiro - Vila Mauricéia - Montes Claros - MG

Acesso Restrito