logo unimontes original

O teu browser naéo suporta flash. Favor reinstalar o plugin do Flash Joomla Random Flash Module by DART Creations
seta Universidade Estadual de Montes Claros - MG | Domingo, 22 de outubro de 2017 | relogio 07:02

Definida a Comissão Geral para a nova Estatuinte da Unimontes

Comissao geral Estatuinte

A Universidade Estadual de Montes Claros dá sequência aos trabalhos coletivos da Estatuinte, que consiste na elaboração do novo estatuto da instituição a partir de ampla consulta junto à comunidade acadêmica e sociedade em geral. Nesta semana, foi realizada a primeira reunião da Comissão Geral, instituída pelo Conselho Universitário (Consu) para elaborar e organizar as diretrizes que conduzirão o processo.

 

O processo Estatuinte é dividido em quatro instâncias: Comissão Geral, Unidades Estatuintes, Comissões Setoriais e o Congresso Estatuinte. Responsável pelo início dos trabalhos, a Comissão promoverá o chamamento da comunidade acadêmica para participar da criação do novo estatuto e, ainda, a orientação sobre os métodos para o encaminhamento e recebimento de propostas de professores, acadêmicos, servidores e do público em geral.

A composição conta com integrantes indicados pelo Conselho Universitário (Consu), Gestão Superior, Associação dos Docentes da Unimontes (Adunimontes), Diretório Central dos Estudantes (DCE), representação sindical dos servidores técnicos-administrativos, Programas de Pós-Graduação Stricto sensu e das Unidades Estatuintes (Centros de Ensino – CCH, CCBS, CCSA, CCET, CEAD e CEPT – e Hospital Universitário Clemente de Faria).

A coordenação da Comissão Geral é composta pelos professores Elton Dias Xavier (coordenador), Maria das Dores Magalhães Veloso (vice-coordenadora), Ilva Ruas de Abreu (1ª relatora) e Maria Clara Maciel (2ª relatora), Dario Alves de Oliveira (1º secretário) e Nair Amélia Prates Barreto (2ª secretária).

“Torna-se imprescindível a mobilização geral, com a participação de todos os segmentos na concepção do novo estatuto”, destacou o professor Elton Xavier, coordenador da Comissão Geral. “É muito importante que a comunidade acadêmica saiba que o processo da Estatuinte na Unimontes já foi deflagrado”, complementa a professora Maria das Dores Veloso.

PRÓXIMOS PASSOS

A partir da ampla mobilização da comunidade acadêmica, poder público e da sociedade civil, a Unimontes promoverá palestras, debates e visitas técnicas no processo da nova estatuinte, com ênfase às finalidades de cada unidade e segmento da Universidade, estrutura, funcionamento, direitos e obrigações. A discussão inclui, ainda, a realização de audiências públicas em cada um dos 11 campi na área de abrangência da Unimontes no Norte de Minas, Noroeste e Vale do Jequitinhonha.

Comissao-geral1

As reuniões em cada uma das unidades estatuintes, que são os centros de ensino e o Hospital Universitário, também atenderão o processo de escolha dos delegados estatuintes (representantes de cada unidade no processo de elaboração das propostas. A Comissão Geral trabalha na criação de um portal eletrônico e a utilização das redes sociais como canais de contato com a comunidade acadêmica e o público em geral.

O reitor da Unimontes, professor João dos Reis Canela, participou da abertura dos trabalhos e ressaltou como “uma oportunidade ímpar a perspectiva da renovação e da adaptação das normas institucionais e que possam atender as mudanças registradas na Unimontes, em todas as suas esferas, ao longo de seus 55 anos de existência”.

A proposta final do novo Estatuto da Unimontes será elaborada no Congresso Estatuinte, considerada "instância superior do processo de elaboração da proposta do Estatuto" para, posteriormente, ser encaminhada ao Conselho Universitário.

UnimontesCampus Universitário Professor Darcy Ribeiro - Vila Mauricéia - Montes Claros - MG

Acesso Restrito