logo unimontes original

O teu browser naéo suporta flash. Favor reinstalar o plugin do Flash Joomla Random Flash Module by DART Creations
seta Universidade Estadual de Montes Claros - MG | Quarta-Feira, 26 de julho de 2017 | relogio 23:23

Unimontes desenvolve ação em Unaí para reduzir o grau de dificuldade de jovens estudantes com a leitura

 

Projeto LeituraUnai

Uma parceria com a rede pública de ensino permitirá que os acadêmicos da Universidade Estadual de Montes Claros atuem como monitores no desenvolvimento linguístico por meio do incentivo ao hábito da leitura. Trata-se do projeto “Ler para Crescer”, do curso de Letras/Português da Unimontes em Unaí (Noroeste do Estado). A iniciativa foi lançada no último dia 11, com a “Tarde Cultural”, no auditório do campus local.

Neste primeiro momento, o projeto-piloto envolverá 13 acadêmicos dos 5º e 7º períodos de Letras/Português que, durante dois bimestres, atuarão como instrutores dos 76 alunos do 6º ano do ensino fundamental da Escola Estadual Domingos P. Brochado, situada no centro de Unaí. Mais adiante, as atividades serão ampliadas para as turmas do 1º ano do ensino médio neste educandário e, ainda, na Escola Municipal Jovelmira Jacinto Vasconcelos, também em Unaí.

O trabalho é de auxílio técnico. Egressa da própria Unimontes e atualmente na rede estadual, a professora Marília Gonçalves sugeriu uma parceria com a Universidade como forma de minimizar o grau de dificuldade detectado junto às crianças e jovens nas atividades de leitura, interpretação e escrita. O desafio foi aceito.

RESPOSTA POSITIVA

“A proposta é de fomentar o desenvolvimento linguístico, com incentivo ao hábito e ao gosto pela leitura. No lançamento, recebemos a visita dos alunos do ensino fundamental em nosso campus e a resposta quanto à aceitação foi bastante positiva”, analisa a professora Keli Cristiane Souto, doutora em Linguística e coordenadora do projeto “Ler Para Crescer”.

A partir do lançamento, acrescenta a coordenadora, haverá intervenções três vezes por semana, com o controle individualizado para cada aluno. “A partir do nível de fluência e de compreensão em texto, vamos desenvolver as atividades de leitura utilizando gêneros textuais variados que vão desde textos simples aos complexos, com dinâmicas em leitura silenciosa e em voz alta”.

Alunos lerparacrer

A interação com os alunos das outras séries da Escola Estadual Domingos P. Brochado também está entre os objetivos do projeto, com duas ações específicas: o “Cantinho da Leitura”, com a disponibilidade de revistas em quadrinhos como incentivo à leitura rápida, e a “Sacola da Leitura”, que sugere o efeito multiplicador do hábito de ler junto aos familiares dos pequenos estudantes.

TARDE CULTURAL

Durante o lançamento, os universitários de Letras/Português da Unimontes – entre bolsistas e voluntários – realizaram uma série de ações para receber as crianças beneficiadas pelo projeto: teatro, sorteio de livros e uma roda de conversa com a educadora e escritora Simone Costa, especialista em livros infantis.

O Projeto “Ler para Crescer” poderá ser associado a outra ação da Unimontes: o projeto “Cinemontes”, uma espécie de cinema itinerante nas escolas públicas de Unaí, sob a coordenação de professores e acadêmicos de Letras Português e Inglês do campus de Unaí.

UnimontesCampus Universitário Professor Darcy Ribeiro - Vila Mauricéia - Montes Claros - MG

Acesso Restrito