logo unimontes original

O teu browser naéo suporta flash. Favor reinstalar o plugin do Flash Joomla Random Flash Module by DART Creations
seta Universidade Estadual de Montes Claros - MG | Segunda-Feira, 29 de maio de 2017 | relogio 14:06

Encontro discute educação para as relações Étnicos Raciais com destaque para as ações da Unimontes

 

Arte seminarioEtnicoRacial

Nesta terça-feira (16/5), a partir das 19 horas, acontecerá no Centro Cultural Hermes de Paula, o I Seminário Municipal de Educação para as Relações Étnicos Raciais. Na programação, constam palestras que visam a valorização da diversidade étnica e a promoção da igualdade racial, com a participação de professores da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes).

O evento marca a comemoração do 13 de maio, aniversário da Lei Áurea (que aboliu a escravatura no Brasil), considerada uma data de luta nacional contra o racismo. A promoção é resultante de uma parceria entre a Prefeitura de Montes Claros, por intermédio da Coordenadoria de Políticas de Promoção da Igualdade Racional (Coppir), vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, e do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB) da Unimontes.

"O nosso intuito é chamar a atenção da comunidade montes-clarense para mostrar que a abolição legal da escravatura não garantiu condições reais de participação na sociedade a população negra do Brasil. Sendo assim, há uma esperança de recuperar a forma traumática de como foi traçada essa abolição deixando a população negra à sua própria sorte", afirma o secretário municipal de Desenvolvimento Social, Aurindo Ribeiro.

Na abertura do evento, logo após apresentação do Grupo Folclórico Flor de Pequi, será proferida a palestra “Relações Étnicos Raciais” - professores Márcio Antônio Silva e Laio Marques, do NEAB/Unimontes. Logo em seguida, a professora Ângela Cristina Borges, coordenadora do Programa de Educação Tutorial em Ciências da Religião, da Unimontes, abordará o tema "Religiões de Matrizes Africanas e Enfrentamentos Atuais". A historiadora Maria Clarice, do Museu Regional do Norte de Minas, abordará o tema “Negra e Cultura; Negra Atual”.

A programação terá continuidade com a temática “A Cultura do Racismo e as Cotas Raciais: Privilégio ou Direito?”, com a acadêmica Josiane Fernandes, do Serviço de Assistência Jurídica Itinerante (S.A.J. Itinerante), da Unimontes. Em seguida, a palestra “O uso da lei 10.639/2003 na sala de aula”, pela professora Zilmar Santos Cardoso, coordenadora de Apoio Pedagógico do Centro de Ensino a Distância (CEAD/Unimontes). Ainda durante o seminário o professor Gilmar Ribeiro dos Santos, do Programa de Pós-Graduação Stricto sensu em Desenvolvimento Social, vai abordar o tema "Negro e Políticas Públicas”.

UnimontesCampus Universitário Professor Darcy Ribeiro - Vila Mauricéia - Montes Claros - MG

Acesso Restrito