logo unimontes original

O teu browser naéo suporta flash. Favor reinstalar o plugin do Flash Joomla Random Flash Module by DART Creations
seta Universidade Estadual de Montes Claros - MG | Terça-Feira, 25 de julho de 2017 | relogio 09:38

Parcerias: Unimontes representada em evento sobre internacionalização do ensino superior em Porto Alegre

 

professora-evento-destaque

A Universidade Estadual de Montes Claros busca o incremento das parcerias com instituições estrangeiras. Com este propósito, a Unimontes foi uma das participantes da Conferência da Associação Brasileira de Educação Internacional (Faubai/2017), que aconteceu em Porto Alegre, no período de 8 a 12 de abril. A instituição foi representada pela coordenadora do Núcleo de Intercâmbio e Cooperação Interinstitucional (NIC), professora Maria Ângela de Figueiredo Braga.

Criada em 1988, a Faubai promove anualmente, além da conferência, uma série de outros eventos paralelos com o objetivo de difundir boas práticas de gestão dos assuntos internacionais nas universidades associadas. A Unimontes marcou presença no evento deste ano, no Rio Grande do Sul, por meio de articulação da Rede Uniminas – consórcio de universidades que tem como meta promover a internacionalização do ensino superior de Minas Gerais.

O consórcio é formado por 14 instituições públicas e uma privada: Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), a Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM/Uberaba) e as Universidades Federais de Ouro Preto (UFOP), Viçosa (UFV), Lavras (UFLA), Uberlândia (UFU), Juiz de Fora (UFJF), São João Del Rei (UFSJ), Itajubá (Unifei) e Alfenas (Unifal), além do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG). Ainda fazem parte a Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) e a Unimontes, juntamente com a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas).

A professora Maria Ângela de Figueiredo Braga destaca a relevância da participação da Unimontes na Faubai em Porto Alegre, que teve como tema central "Novos desafios para a internacionalização da educação superior: compromisso social e inovação". As atividades foram organizadas com o apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), entre as quais workshops, plenárias e sessões paralelas.

A coordenadora do NIC/Unimontes lembra que a conferência anual da Faubai é um dos mais importantes eventos sobre a internacionalização do ensino superior no Brasil. "Foram discutidas questões relacionadas ao engajamento social e à inovação na internacionalização do ensino superior. A conferência oferece oportunidade singular para localizar parceiros e, sobretudo, respeitáveis atores e especialistas na área. assim como para aprimorar o conhecimento de políticas e programas internacionais", enfatiza a coordenadora do NIC.

"A Unimontes, por meio da Rede Uniminas, se fez presente, aprimorando e ampliando seus conhecimentos e informações de políticas e programas internacionais", destaca a professora.

UnimontesCampus Universitário Professor Darcy Ribeiro - Vila Mauricéia - Montes Claros - MG

Acesso Restrito