seta Universidade Estadual de Montes Claros - MG | Sexta-Feira, 22 de setembro de 2017 | relogio 15:52

Letras/Português promove a 1ª Semana de Defesas de Monografias

Monografia LetrasPortugues

Um grupo formado por 18 acadêmicos do curso de Letras/Português, da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), inicia nesta segunda-feira (17/4), as atividades da 1ª Semana de Defesas de Monografias. As apresentações de pesquisas e estudos científicos prosseguem até o dia 24 deste mês, com o objetivo de contribuir com a divulgação das produções acadêmicas.

O evento permite, ainda, que os estudantes em formação compartilhem suas experiências de leitura e escrita por meio da produção científica. A coordenação é dos professores Sandra Ramos de Oliveira Duarte Gonçalves (coordenadora Didática do curso Letras/Português); Fabiana Cardoso da Fonseca (coordenadora de Monografia em Estudos Literários) e Dorival Souza Barreto Júnior (coordenador de Monografia em Estudos Linguísticos). Desde o segundo semestre de 2013 já foram apresentados 120 trabalhos acadêmicos.

Nesta segunda-feira (17), às 20 horas, acontece a conferência oficial de abertura presidida pelo professor doutor Osmar Pereira Oliva e pela professora doutora Maria de Lourdes Guimarães de Carvalho. Será no auditório do prédio 3, no campus-sede.

Já os professores da disciplina “Orientação de Monografia” no Curso Letras Português, vão conduzir a discussão sobre a pesquisa em Letras. Logo após, haverá a participação de Elizabeth Dias Lessa e Hayamy Ribeiro Dias, egressas do Curso Letras/Português da Unimontes, com relatos de experiências sobre a escrita em suas monografias.

NORMAS

As monografias serão apresentadas nas salas 70, 82, 88 e 108. Cada acadêmico terá 15 minutos para apresentar a pesquisa realizada. Em seguida, cada Integrante da banca examinadora terá um tempo igual para as considerações. O acadêmico terá, por sua vez, mais 15 minutos para responder aos comentários da banca examinadora, que emitirá parecer final, conforme os critérios de avaliação estipulados pelo regulamento para elaboração, apresentação e avaliação do TCC: Monografia do Curso Letras Português.

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) consiste em uma pesquisa individual, de caráter obrigatório para a conclusão do curso de licenciatura em Letras/Português. A monografia é desenvolvida em três etapas, sendo a construção do projeto no 5º período, a escrita da monografia entre o 6º e 8º períodos e a defesa pública ao final do 8º período.

Para a elaboração da Monografia, o acadêmico opta por uma das seguintes áreas: I - Língua Portuguesa; II - Literaturas de Língua Portuguesa; III - Teoria da Literatura; IV -Teorias linguísticas; VII - Linguística Aplicada e VIII - Práticas Educativas.

1ª Semana de Defesas de Monografias
Curso Letras/Português