logo unimontes original

O teu browser naéo suporta flash. Favor reinstalar o plugin do Flash Joomla Random Flash Module by DART Creations
seta Universidade Estadual de Montes Claros - MG | Terça-Feira, 24 de outubro de 2017 | relogio 04:20

Introdução

Índice de Preço ao consumidor de Montes Claros - IPC-MOC

INTRODUÇAO

O Índice de Preços ao Consumidor – IPC/MOC, approved vem sendo calculado desde 1982, medical pelo setor de IPC, ligado ao Departamento de Economia do Centro de Ciências Sociais Aplicadas , representando um serviço prestado pela Universidade Estadual de Montes Claros a toda comunidade montesclarense.

O Índice de Preços ao Consumidor é elaborado para medir a evolução dos preços de um conjunto de produtos, bens ou serviços no varejo montesclarense, ou seja, da forma como eles chegaram até o consumidor final. A metodologia de cálculo é a comparação dos preços médios do mês atual com os preços médios do mês imediatamente anterior. Os preços são pesquisados por uma equipe de quatro coletadores que visitam atualmente 223 estabelecimentos comerciais, distribuídos nos bairros da cidade, com início da coleta de preços todo primeiro dia útil do mês.

O Índice de Preços ao Consumidor – IPC em Montes Claros é calculado para um período de um mês, abrangendo a faixa de renda familiar situada entre 1 a 6 salários mínimos e é elaborado para medir a evolução dos preços de um conjunto de produtos, bens ou serviços no varejo montesclarense, ou seja, da forma como eles chegaram até o consumidor final. A metodologia de cálculo é a comparação dos preços médios do mês atual com os preços médios do mês imediatamente anterior. Os preços são pesquisados por uma equipe de quatro coletadores que visitam atualmente 223 estabelecimentos comerciais, distribuídos nos bairros da cidade.

A estrutura de ponderação utilizada para o IPC baseia-se na Pesquisa de Orçamento Familiares (POF). A POF, permite conhecer quais são os bens e os serviços utilizados durante um ano pelas famílias residentes nas áreas pesquisadas, bem como, a representatividade de cada um desses bens e serviços na despesa global das mesmas.

GRUPO PESO
1 – Alimentação 35.1810
2 - Vestuário 6.1960
3 - Habitação 25.5390
4 - Artigos de Residência 12.5130
5 - Transporte e Comunicação 8.0910
6 - Saúde e cuidados pessoais 8.2990
7 - Educação e despesas pessoais 4.1810
UnimontesCampus Universitário Professor Darcy Ribeiro - Vila Mauricéia - Montes Claros - MG

Acesso Restrito