Na última quarta-feira (09/08), o vice-reitor da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), professor Dalton Caldeira Rocha, visitou as dependências do Laboratório de Pesquisas em Saúde do Hospital Universitário da Unimontes (HU – Unimontes). A visita teve o objetivo de entender os direcionamentos do laboratório, apurar demandas setoriais, analisar possibilidades de melhorias estruturais e observar a disposição dos trabalhos realizados por professores e acadêmicos da universidade.

O vice-reitor, professor Dalton Caldeira Rocha, acompanhado do superintendente do HU – Unimontes, professor Carlos Eduardo Mendes D’Angelis, recebidos pelo coordenador do Laboratório de Pesquisas em Saúde do Hospital da Unimontes, professor André Sena Guimarães.
Foto: João Paulo Antonini

O Laboratório de Pesquisas em Saúde é referência internacional em pesquisas sobre leishmanioses, chagas, neoplasias, metabolismo, teste de novas drogas, saúde coletiva, entre outras inspeções multidisciplinares.

Recebido pelos professores André Sena Guimarães e Lucyana Conceição Farias (ambos do Departamento de Odontologia e responsáveis pelo laboratório), o vice-reitor caminhou pelos três andares do prédio, percorrendo as salas onde se situam os arranjos científicos do laboratório. Na oportunidade, estiveram presentes o superintendente do Hospital da Unimontes, professor Carlos Eduardo Mendes D’Angelis; a diretora Administrativa, Denise Lima; a diretora de Enfermagem, Suelen Ferreira; assessores da reitoria e do hospital.

Vice-reitor da Unimontes, diretores do HU, professores e assessores, em reunião.
Foto: João Paulo Antonini

“Somos uma universidade integrada e o Laboratório de Pesquisas compõe o todo da universidade. Vamos cuidar de tudo e de todos, tanto do ponto de vista jurídico, quanto dos pontos de vista educativo, pedagógico e ético”, consolidou o professor Dalton Caldeira Rocha.

O vice-reitor expressou seu apoio às iniciativas do laboratório e enfatizou a importância de continuar investindo em recursos e parcerias que ampliem o alcance dos projetos desenvolvidos, fortalecendo a Unimontes como uma instituição comprometida com a excelência acadêmica e com o progresso da sociedade.

Construir pesquisa é disseminar conhecimento

Durante a visita com o vice-reitor da Unimontes, os professores responsáveis pelo Laboratório de Pesquisas evidenciaram o papel da divisão científica da universidade e seu impacto, não apenas no ambiente acadêmico, mas, também, na comunidade em geral. Eles destacaram como as pesquisas conduzidas no laboratório têm contribuído significativamente para o avanço do conhecimento em diversas áreas, além de promoverem uma maior interação entre alunos de graduação e pós-graduação, fomentando uma cultura de investigação e inovação.

Professor André Sena apresenta um dos aparelhos do biotério do laboratório ao vice-reitor.
Foto: João Paulo Antonini

“Hoje, podemos solucionar todas as necessidades laboratoriais do Hospital da Unimontes (HU) e, através da interlocução com os programas de pós-graduação, conseguimos levar as nossas ações não só para o Brasil, mas para outras partes do mundo”, acentuou o professor André Sena Guimarães.

Parcerias mundo afora

Destacando a transcendência da Educação e a notabilidade dos trabalhos desenvolvidos pelos diversos pesquisadores do laboratório, o professor André Sena expôs ao vice-reitor parcerias já desenvolvidas com cientistas poloneses, de países africanos, alemães e argentinos.  

“Essas colaborações internacionais têm enriquecido substancialmente as perspectivas das pesquisas realizadas, proporcionando um intercâmbio de ideias e abordagens que transcendem fronteiras geográficas e culturais”, destaca o professor Sena.

Professor Dalton Caldeira Rocha e equipe, ouvindo explanações dos professores André e Lucyana.
Foto: João Paulo Antonini

Ele ressaltou, ainda, como essas parcerias têm resultado não apenas em avanços científicos significativos, mas, também, em uma troca valiosa de experiências e conhecimentos entre diferentes culturas acadêmicas. Além disso, o coordenador enfatizou que tais colaborações têm contribuído para elevar o prestígio da Unimontes no cenário internacional, para fortalecer o compromisso da instituição com a promoção da pesquisa de alta qualidade, bem como a formação de profissionais capacitados e globalmente conscientes.

O vice-reitor expressou seu entusiasmo diante dessas conquistas e afirmou: “ter um laboratório de excelência e receber as pessoas, como principais ativos das atividades elaboradas, é cumprirmos o que o ‘fazer Educação’ significa”.

Aspas e apreços

“A Unimontes só tem a ganhar com o desenvolvimento acadêmico-científico dos nossos alunos. Me formei aqui e tive a oportunidade de retornar enquanto professora. Esse investimento (feito na educação) é relevante e impacta na nossa formação pessoal e profissional durante a academia e após, para o mercado de trabalho. Agradeço o apoio da Reitoria e da Superintendência”, colocou a professora Lucyana Farias.

“Havia uma série de dificuldades e resistências em outros momentos, mas, agora, vamos estreitar laços e buscar todas as formas de valorizarmos e sermos parceiros dos pesquisadores deste hospital, dos alunos e de toda a sociedade”, finalizou o superintendente Carlos Eduardo D’Angelis.

Relacionadas

Sispatri: Agentes públicos estaduais já podem enviar declaração de bens e valores referente ao ano de 2023
Unimontes anuncia volta do Programa de Avaliação Seriada – PAES
HU-Unimontes recebe visita de cortesia do deputado Ricardo Campos
Unimontes integra grupos de trabalho da ALMG no combate aos efeitos da seca
Pesquisa da Unimontes monitorará água do rio São Francisco com apoio da Fadenor e Ministério Público
Importância da atuação da mulher na pesquisa reconhecida na entrega de premiação na Unimontes – solenidade do Prêmio Mulheres em Destaque na Ciência aconteceu sexta-feira