seta Universidade Estadual de Montes Claros - MG | Segunda-Feira, 18 de março de 2019 | relogio 20:50

Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes - NIC

Núcleo de Intercâmbio NIC

O NIC - Núcleo de Intercâmbio e Cooperação Interinstitucional constitui-se um agente propulsor das atividades de cooperação interinstitucional da Unimontes, bem como sua internacionalização, entendendo-os como instrumentos importantes de fortalecimento da universidade. Foi criado com o objetivo de estimular e facilitar o processo de internacionalização da universidade. Provendo suporte técnico, acadêmico e administrativo às
atividades de intercâmbio e cooperação interinstitucional. A universidade por meio de convênios internacionais e o apoio de instituições de fomento a educação. Oferece para alunos e professores oportunidades de realizarem intercâmbios. A UNIMONTES incentiva que seus alunos e professores a
realizem intercâmbios com outras instituições. Fazer intercâmbio vai muito além do que simplesmente ir para outro país estudar ou fazer um estágio. Ter uma experiência internacional significa transformar avisão de mundo, aprender novas culturas e despertar a consciência para a convivência com outros povos. Intercâmbio é uma troca, uma relação de comércio ou cultura entre nações. Em educação refere-se a estudantes que vivem um período fora de seu país.

 SOBRE O NIC

O Núcleo de Intercâmbio e Cooperação Interinstitucional (NIC) da Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES) apresenta-se como o agente propulsor das atividades de cooperação interinstitucional da Unimontes, bem como sua internacionalização, entendendo-os como instrumentos de grande importância para o fortalecimento da universidade. Foi criado com o objetivo de estimular e facilitar o processo de internacionalização
da instituição, provendo suporte técnico, acadêmico e administrativo às atividades de intercâmbio e cooperação0interinstitucional.
A universidade, por meio de convênios internacionais e o apoio de instituições de fomento a educação, oferece para os alunos e professores oportunidades para a realização de intercâmbios. Atualmente, o NIC gerencia convênios com universidades de diferentes países, buscando sempre expandir as ações que visem uma maior internacionalização do âmbito acadêmico. Áreas de atuação
• Implementação e acompanhamento de acordos, convênios e programas de mobilidade internacionais e nacionais
• Construção de parcerias com instituições estrangeiras;
• Gerenciamento de programas de intercâmbio acadêmico
• Divulgação de oportunidades acadêmicas internacionais junto à comunidade acadêmica

PORQUE FAZER UM INTERCÂMBIO?

Em um intercambio você conseguirá:
Conhecer novas culturas: A vida de intercambista lhe proporciona vivenciar outras culturas e costumes, que partem desde a alimentação até outros hábitos tradicionais como o vestuário. Será maravilhoso descobrir que o mundo pode nos oferecer perspectivas completamente diferentes daquelas as quais estamos.habituados!
Aperfeiçoar novos idiomas: No intercâmbio você aperfeiçoará o idioma local de uma maneira melhor e muito mais rápida do que em qualquer curso. Estar imerso 24 horas por dia no idioma que se deseja aprender irá te levar eventualmente ao domínio total da Língua.
Incrementar o seu currículo: Fluência em um segundo idioma nos dias de hoje é fundamental para sua carreira profissional! Quando se obtém essa fluência advinda de cursos no exterior, um possível empregador irá detectar diversas qualidades como o domínio do idioma, vivência de outras culturas e amadurecimento pessoal.
Vivenciar experiências únicas: Como intercambista, você vai acumular momentos incríveis que ficarão guardados para sempre na sua memória. A sua rotina será inteiramente nova e, mesmo estudando ou trabalhando, você vai se sentir de férias. Você fará novos amigos e, ao fim da sua experiência no exterior, terá acumulado um grande acervo de fotos legais e histórias fascinantes!

PRINCIPAIS DÚVIDAS

1) Quais benefícios o acadêmico pode obter a partir dos convênios de cooperação?
Universidades estrangeiras geralmente possuem uma taxa anual referente à anuidade sobre os estudos na instituição, sendo que, os valores das mesmas podem variar de 170 à 3000 euros, dependendo do país e da faculdade. Por meio dos convênios de cooperação, os acadêmicos da Unimontes estarão aptos a estudar nas universidades parceiras estando isentos do pagamento da anuidade, amparados pela instituição conveniada. Não será necessária aprovação por processo seletivo, porém, o interessado deverá ter domínio sobre o idioma do país de destino, ou sobre o inglês (caso o mesmo não seja o idioma nativo local). É importante ressaltar que o aluno ainda terá de arcar com as despesas de moradia, alimentação e transporte.

2) De que forma posso conseguir um financiamento mais abrangente para o meu intercâmbio (auxílio moradia, alimentação e outros)?
Algumas universidades estrangeiras fornecem bolsas de estudos para alunos de fora do país. Diversas bolsas carregam valor suficiente para cobrir todas as despesas do acadêmico (anuidade, alimentação, transporte e passagens). Na fanpage do NIC facebook, os interessados poderão acompanhar quais universidades possuem editais vigentes para o fornecimento do benefício. Cada uma possui critérios próprios para a seleção, portanto, é
importante estar atento seguindo nossa página pelo link facebook.com/nicunimontes, para que você fique por dentro das oportunidades e, em caso de interesse, possa realizar a sua candidatura em tempo hábil.


03) Quais passos seguir se desejo muito fazer um intercambio:
- Estude línguas, esteja apto para se sair bem em outros países e a cumprir os requisitos de proficiência cobrados nos editais.
- Se inteire sobre o curso, universidades e possibilidades para intercâmbio na sua área. Pesquise nos sites e redes sociais das universidades as informações sobre a instituição, o seu curso, programas para intercambistas, documentos necessários.
- Pesquise por editais de bolsas, se atente e acompanhe informações das diversas instituições que financiam estudos fora do Brasil.
- Tendo decidido para onde e em quais condições ir entre em contato com Núcleo de Intercâmbio da Universidade e se informe sobre a cooperação entre a universidade que deseja.
- O ideal é começar a se preparar um ano antes do intercâmbio, ou até mesmo antes disso. Quando mais cedo tomar a decisão, mais tempo você terá para pesquisar costumes, fazer os exames e preparar a documentação necessária. Fechar um pacote com antecedência também pode garantir melhores preços.

LOCALIZAÇÃO E CONTATO

NÚCLEO DE INTERCÂMBIO E COOPERAÇÃO INTERINSTITUCIONAL
Telefone: (38) 3229-8067
E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES - Prédio 5, Campus Universitário Prof. Darcy Ribeiro - Av.
Dr. Ruy Braga, s/n - Vila Mauriceia, Montes Claros - MG CEP 39401-089

 

 INSTITUIÇÕES CONVENIADAS

Alemanha
Universität Kassel
http://www.uni-kassel.de/


Argentina
Universidade de Córdoba
Universidade Mar Del Plata


Canadá
University of Alberta
https://ualberta.ca/
Universidade de Quebec-Chicoutimi
https://www.uqac.ca/


Chile
Universidade de Playa Ancha
http://www.upla.cl
Universidade Mayor
https://www.umayor.cl/


Cuba
Universidade Agrária de Havana
https://www.unah.edu.cu/
Instituto Superior de Ciencias Médicas de La Habana (ISCM-H)
Instituto Ciência Animal


Espanha
Universidade Autônoma de Barcelona
http://www.uab.cat/
Hospital Clínico da Universidade de Barcelona
http://www.hospitalclinic.org/
Universidade de Valência
http://www.uv.es/
Universidade de Salamanca
http://www.usal.es


França
Université Nice Sophia Antipolis
http://unice.fr/


México
Universidade de Guadalajara
www.udg.mx
Universidade Michocana de San Nicolás de Hidalgo
http://www.umich.mx


Polonia
Universidade de Tecnologia de Lublin


Portugal
Instituto Superior Dom Afonso III – INAUF
www.inuaf-studia.pt
Universidade de Coimbra
www.uc.pt
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD)
www.utad.pt
Universidade Técnica de Lisboa
Universidade Católica Portuguesa
Universidade de Évora
Universidade Nova de Lisboa
http://www.unl.pt/
Universidade Aberta de Lisboa

Suíça
Universidade de Fribourg
www.unifr.ch
Instituto Federal Suíço de Tecnologia de Lausanne (EPFL)
https://www.epfl.ch


Venezuela
Universidade Bicentenária de Arágua (U.B.A.)
www.uba.edu.ve

 

CURSOS do NucLi/IsF/Unimontes

Programa de capacitação em língua estrangeira destinado a estudantes, professores e técnico-administrativos da Unimontes.
O Núcleo de Línguas do Programa Idiomas sem Fronteiras da Unimontes oferta a toda comunidade acadêmica da Unimontes cursos de língua inglesa nas modalidades online e presencial, assim como aplicações de testes de proficiência e tutoria presencial do My English Online (MEO).
As aulas presenciais ocorrem no final dos cursos matutino, vespertino e noturno para facilitar a participação estudantil, dos servidores e professores.
As ações gratuitas do NucLi-IsF/Unimontes como clube de conversação, cursos presenciais e TOEFL ITP são divulgadas pela equipe em suas redes sociais; o contato também pode ser feito via e-mail.
Outras informações através do Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou 3229-8067 (12h00-18h00)

PASSO A PASSO PARA CURSAR INGLÊS NO NucLi-IsF/UNIMONTES

1° Inscreva-se no My English Online através do http://Isfaluno.mec.gov.br
2° Vá primeiro na opção de cursos online, faça seu teste de nivelamento e, quando tiver o resultado, volte e acesse a opção de cursos presenciais quando disponíveis. Os períodos de inscrição são informados por e-mails do MEC e em nossos canais de divulgação.
3° Para quem não atingir o nível 3 do MEO, poderá cursar os cursos online e o NucLi-IsF da Unimontes oferece
tutoria presencial gratuita no campus-sede ( Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ).

TOEFL ITP

O TOEFL é um teste de proficiência em língua inglesa. Ele avalia sua capacidade de usar e compreender o inglês no nível universitário e ainda a sua capacidade de combinar as habilidades de Listening, Reading, Speaking e Writing para realizar tarefas acadêmicas.
Esse teste pode ser utilizado para ingresso em programas de pós-graduação e intercâmbio internacional. Acadêmicos, servidores e professores da Unimontes pode fazê-lo gratuitamente na Unimontes. Você pode preparar-se para o TOEFL ITP também pelo cursos presenciais e MEO. Saiba mais em:
https://www.mastertest.com.br/produto/teste-toefl-itp/

OUTROS CURSOS OFERTADOS

- MANDARIM

O Núcleo de Intercâmbio e Cooperação Interinstitucional (NIC) da Unimontes, em parceria com a UFMG e Instituto Confúcio, de Belo Horizonte, está oferecendo nova edição dos cursos de mandarim, no campus-sede da Unimontes, para a comunidade acadêmica e público externo.
O curso é dividido em níveis básico 1 e 2. O único pré-requisito para participar do nível 2 é ter sido aprovado no Básico 1 ou permissão por e-mail dos organizadores. O objetivo é fortalecer a cultura chinesa por meio da oferta do curso e oportunizar a participação da comunidade acadêmica e da comunidade em geral.
Informações gerais:

Período de matrícula: 02/01/2019 a 18/03/2019
Período de realização: 18/03/2019 a 17/06/2019
Dias: 2ª e 4ª (Básico 1), 3ª e 5ª (Básico 2)
Horários: 16h45 às 18h30
Local: Campus-sede da Unimontes - Prédio 2 - CCH - 3o andar, Sala 80
Carga horária: 52 horas/aula
Vagas totais: 60, sendo 10% reservadas para bolsistas


Matrículas
Os interessados devem fazer a matrículas online, com desconto, pela página oficial do curso:
(http://www.cursoseeventos.ufmg.br/CAE/DetalharSubAreaConhecimento.aspx?SubArea=182&TipoCae=Curso),
onde também se encontram todos os trâmites e contatos. Importante lembrar que os acadêmicos da Unimontes precisarão anexar comprovante de matrícula para obterem o desconto.

- INGLÊS, FRANCÊS E ESPANHOL

- Cursos presenciais regulares de inglês, francês e espanhol através do NUCLEUNI, do Departamento de Comunicação e Letras. Saiba mais em: https://m.facebook.com/Nucleuni-376769686011867/

 

Campus France
http://www.bresil.campusfrance.org/

Centro Nacional de Pesquisa Científica (CNRS)
http://www.cnrs-brasil.org/

CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
http://www.cnpq.br

Comissão Fulbright - Comissão para Intercâmbio Educacional entre os Estados Unidos e o Brasil
http://www.fulbright.org.br/

DAAD – Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico
http://www.daad.org.br/

Educação na França
www.edufrance.com.br

Fundação Estudar
http://www.estudar.org.br

Fundação Ford
http://www.fordfound.org

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais
http://www.fapemig.br/

Fundação CAPES – Fundação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
http://www.capes.gov.br

Governo do Canadá
http://www.scholarships-bourses.gc.ca/scholarships-bourses/index.aspx

International English Language Testing System - IELTS
www.ielts.org

ISF
http://Isfaluno.mec.gov.br

Nuffic – Neso Brazil
http://www.nesobrazil.org/

Portal dos Universitários
www.universiabrasil.net/internacional.jsp

Studying in Australia:
http://www.studying-in-australia.org/

Studying in Belgium
http://www.studyinbelgium.be/

Studying in Canada
http://www.studying-in-canada.org

Studying in France:
http://www.studying-in-france.org/

Studying in Germany:
http://studygermany.mawista.com/

Studying in Spain:
http://www.studying-in-spain.com/

Studying in USA:
http://www.studying-in-us.org/

Test of English as a Foreign Language - TOEFL
www.toefl.org

UnimontesCampus Universitário Professor Darcy Ribeiro - Vila Mauricéia - Montes Claros - MG

Acesso Restrito